Sony lança sensores LYTIA de 50 MP para celulares, incluindo opção de 1 polegada
Por Vinícius Moschen • Editado por Wallace Moté |
A Sony acaba de atualizar a sua linha de sensores para câmeras de smartphones por meio da marca LYTIA, que pode ser considerada uma evolução da conhecida série IMX. Foram cinco novos componentes de 50 MP, com destaque para uma nova opção de 1 polegada.
- Linha Pixel 8 ganha possíveis detalhes de câmeras com novidades
- Qual celular respeita melhor nosso tom de pele em fotos?
Com grandes dimensões, o LYT900 poderá ser usado em sucessores de aparelhos premium, como o Xiaomi 13 Ultra ou o OPPO Find X6 Pro. Ambos já usam componentes IMX de 50 MP, com o IMX989 e o IMX890, respectivamente.
Com dimensões oficiais de 1/0,98 polegadas e 16,38 mm de diagonal, o sensor CMOS empilhado promete entregar “imagens de alta qualidade, com excelente expressão de cor”, de acordo com o que afirmou a Sony.
A Sony ainda não esclareceu se a série LYTIA servirá eventualmente para substituir os componentes IMX, mas o fato é que eles permanecerão convivendo ao mesmo tempo. Além do LYT900 que chega com características parecidas com o IMX989, a empresa também mostrou uma série de opções voltadas para aparelhos mais acessíveis:
Sony LYT800: dimensões de 1/1,43", diagonal de 11,2 mm e 53 MP efetivos. Trata-se de uma opção que se destaca por ser o primeiro sensor CMOS empilhado a trazer estrutura de pixels com transistores de duas camadas, que permitem “excelentes níveis de sinal de saturação”.
Sony LYT700: dimensões de 1/1,56", diagonal de 10,24 mm e 50 MP efetivos. O sensor CMOS empilhado foi otimizado para o perfil fino dos smartphones, mantendo recursos avançados como os múltiplos métodos de alcance dinâmico (HDR).
Sony LYT600: dimensões de 1/1,953", diagonal de 8,19 mm e 50 MP efetivos. Pensado para o segmento popular, com recursos como o foco automático em todos os pixels.
Sony LYT500: dimensões de 1/2,93", diagonal de 6,14 mm e 50 MP efetivos. É otimizado para captura de selfies, com pixels pequenos de 0,6 μm e funcionalidade always-on.
Ainda não foram confirmados quais modelos de smartphones virão com os novos sensores LYTIA, mas é provável que eles comecem a aparecer já nas próximas semanas ou meses.