Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Samsung trabalha em tecnologia de câmera usada pela Apple no iPhone 12 Pro Max

Por| Editado por Wallace Moté | 12 de Abril de 2021 às 14h00

Link copiado!

Divulgação/Samsung
Divulgação/Samsung

Para se manter competitivo em um mercado saturado como o de celulares, é necessário sempre buscar mudanças que ofereçam novas experiências ou melhorias mesmo onde aparentemente não tem mais para onde ir. Com isso em mente, a Samsung está em busca de novidades para seus próximos celulares topo de linha.

No departamento câmera, a gigante sul-coreana pode seguir a Apple em uma alteração que deve aumentar ainda mais a qualidade das fotos: estabilização óptica por deslocamento do sensor de imagem, em vez da lente. O iPhone 12 Pro Max trouxe esta tecnologia para o mercado de dispositivos móveis ao adotar estabilidade do sensor para aumentar a precisão na câmera ultra wide e, de acordo com fontes do site Galaxy Club, a Samsung deve oferecer algo semelhante em breve.

Segundo a publicação, a Samsung “testa um telefone com este deslocamento do sensor há algum tempo”. Ainda não dá para saber se a mudança ficará guardada para o Galaxy S22, previsto para o início de 2022, ou se já chegaria no Galaxy Z Fold 3, a ser lançado no segundo semestre deste ano.

Continua após a publicidade

O site holandês ainda lembra rumores recentes de que a Samsung teria conversas para realizar uma parceria com a Olympus, empresa que possui muitos anos de experiência com este tipo de estabilização de imagem.

“Seria tentador pensar que as ambições no deslocamento de sensor da Samsung estão relacionadas à colaboração com a Olympus. No entanto, não podemos (ainda) confirmar se este é o caso, com base em nossas informações”, explicou a matéria.

Estabilização melhorada

Continua após a publicidade

Celulares topo de linha já oferecem estabilização óptica de imagem há muitos anos, e a Samsung inclusive voltou a oferecer tal recurso na linha Galaxy A, mais especificamente nos Galaxy A52, A72 e A52 5G. A diferença é que estes modelos têm um mecanismo de compensação dos movimentos no módulo da lente, ao passo que a ultra wide do iPhone 12 Pro Max faz o deslocamento do sensor de imagem para garantir a estabilização.

Câmeras profissionais costumam ter este segundo tipo de estabilização. Trata-se de uma compensação na vibração natural das mãos do usuário para evitar que a foto fique tremida, mantendo o sensor na mesma posição o máximo possível. Isso ajuda a evitar os borrões causados pela tremida das mãos no período de tempo entre a entrada da luz pela lente até a chegada ao sensor de imagem, que faz o registro.

Bom notar que a estabilização óptica é diferente da estabilização digital, esta segunda presente em muito mais dispositivos disponíveis no mercado, e consideravelmente menos precisa por depender de aumento no ISO para reduzir o tempo de exposição.

Fonte: Galaxy Club