Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Samsung tira foto gigante de gato com sensor de 200 MP para celulares

Por| Editado por Wallace Moté | 26 de Maio de 2022 às 09h23

Link copiado!

Divulgação/Samsung
Divulgação/Samsung
Tudo sobre Samsung

Mesmo que o sensor ISOCELL HP1 de 200 MP ainda não tenha sido implementado em nenhum smartphone até o momento, a Samsung resolveu explorar todas as capacidades do componente. Como a grande densidade de pixels pode proporcionar alto nível de nitidez nas imagens, a marca imprimiu a foto de um gato em um painel gigante, que foi colocada na fachada de um prédio.

Todo o processo foi mostrado em um vídeo no canal do YouTube da marca. Em vez de estar em um smartphone, o sensor foi instalado em uma placa de testes para ajustes de foco e exposição, entre outros.

Continua após a publicidade

A composição da imagem foi definida após observação dos movimentos do gato, e diferentes métodos foram utilizados para a captura de várias fotos. Entretanto, é a partir deste momento que as etapas ficam mais ambiciosas.

Para completar o painel, foram necessárias 12 seções de tecido com 2,3 metros de comprimento cada. Após a costura de todas as partes, a imagem ficou com cerca de 28 metros de largura e 22 metros de altura.

Ou seja, a área total da foto chegou a 616 metros quadrados — para efeito de comparação, isso é equivalente a uma quadra e meia de basquete!

Sensor de 200 MP terá melhorias no futuro

Continua após a publicidade

De acordo com o engenheiro Minhyuk Lee, a ação foi feita para entender melhor os limites do sensor de 200 MP. Ou seja, qual o tamanho máximo que uma imagem pode ter, mantendo a alta nitidez.

Funcionários da Samsung também afirmaram que a tecnologia permanece em desenvolvimento, mesmo que o componente já tenha sido lançado em setembro do ano passado. O objetivo é fazer com que o sensor seja a solução mais apropriada para vídeos em 8K, recurso que permanece limitado a poucos smartphones.

Por meio da tecnologia ChamaleonCell, o ISOCELL HP1 também pode atuar com o recurso de pixel binning. Desta forma, um arranjo de quatro pixels pode formar pontos de 1,28 micron em fotos de 50 MP — da mesma forma, o conjunto de 16 pixels permite fotos de 12,5 MP com pontos de 2,56 microns.

Continua após a publicidade

Ainda não foi divulgada uma data definida para o lançamento de um smartphone da Samsung com o novo ISOCELL. Porém, a Motorola já divulgou nesta semana que um modelo com câmera de 200 MP será mostrado em breve — portanto, deverá ser a estreia do componente da marca coreana.

O vídeo completo pode ser conferido abaixo:

Fonte: YouTube/Samsung