Samsung testa solução mirabolante para variar abertura de câmeras de celulares
Por Bruno Bertonzin • Editado por Wallace Moté |
A Samsung começou a testar um novo design para seus celulares que promete dar mais versatilidade para as câmeras traseiras dos celulares. No entanto, o mecanismo adotado pode não ser tão simples assim.
- Samsung inicia pré-venda do Galaxy Z Fold 3 e Z Flip 3 com brindes exclusivos
- Samsung Unpacked 2021: preços de todos os produtos vazam dias antes do anúncio
- Xiaomi passa Samsung e se torna a maior fabricante de celulares do mundo
De acordo com um documento descoberto pela equipe do Let’s Go Digital, a fabricante já patenteou a ideia para um smartphone com câmeras deslizantes que podem alterar o nível de abertura das lentes. O mecanismo faria com que o celular tivesse mais opções na hora de capturar fotos de acordo com a iluminação.
Basicamente, o modelo consiste em um aparelho com três câmeras traseiras. Essas lentes seriam alinhadas, por padrão, na horizontal. No entanto, o hardware interno faria com que elas mudassem de posição para adotar uma formação em triângulo.
Dito isso, a patente mostra que a câmera principal do aparelho ficaria centralizada no módulo e, após a alteração, ela seria deslocada para baixo, enquanto os outros dois sensores se movimentariam para dentro, de forma a ficarem mais juntos.
Essa alteração não seria apenas visual, é claro. De acordo com o registro, o nível de abertura dos sensores muda de acordo com a configuração final do conjunto. Dessa forma, como cada câmera tem duas posições finais, é possível concluir que cada uma delas terá apenas uma variação de abertura, com a posição original sendo a maior enquanto a alternativa permite diminuir o nível.
É importante destacar que essa patente foi concedida em outubro de 2020 e, até agora, não houve nenhum indício público de que a Samsung trabalhe em algum celular com esta tecnologia. Da mesma forma, também é possível que a sul-coreana não chegue a lançar um dispositivo com essa característica. A companhia chegou a implementar um sistema de abertura ajustável chamado Dual Aperture em modelos passados, mas o recurso se baseava em outro mecanismo diferente do descrito na patente.
Vale lembrar que isso não seria nenhuma novidade para a marca, que já lançou um celular com câmeras que “fogem do padrão”. O Galaxy A80 — smartphone de 2019 — tinha um módulo traseiro que levantava e girava a câmera, uma solução parecida com os celulares da Asus lançados a partir do Zenfone 6.
Fonte: Android Authority