Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Samsung responde a acusações de “foto fake” da Lua

Por| Editado por Wallace Moté | 15 de Março de 2023 às 14h15

Link copiado!

Reddit/ibreakphotos
Reddit/ibreakphotos
Tudo sobre Samsung

Após um usuário do Reddit ter provado que o sistema de processamento de fotos da Samsung “criou” detalhes da Lua, a marca coreana deu uma resposta oficial. Por meio de um comunicado em seu site, a empresa explicou como funciona a otimização das imagens capturadas, reforçando algo que já havia dito há alguns anos.

O texto publicado não é exatamente novo, pois uma versão muito semelhante já tinha sido publicada em coreano, no ano passado. Porém, com as recentes polêmicas, o conteúdo foi traduzido para o inglês e levemente editado.

Continua após a publicidade

A parte que tem mais relação com a polêmica diz respeito à atuação da inteligência artificial (AI) nas imagens. De acordo com a Samsung, as fotos passam por um modelo de deep learning, baseado em uma variedade de formas e detalhes da Lua.

Este recurso é baseado em imagens já capturadas do satélite natural, nos ângulos em que ela é vista do planeta Terra — seja em fase crescente, minguante ou cheia.

Em geral, o comunicado da Samsung não dá muitos detalhes extras sobre esta tecnologia, em comparação com o que já se sabia antes. Porém, um gráfico produzido pela marca pretende tornar o entendimento mais intuitivo:

Continua após a publicidade

A Samsung ainda citou outras técnicas para gerar fotos melhores da Lua, como o modo de Super Resolução. Ele é ativado com o zoom de 25x ou superior, e usa a captura de múltiplos quadros para combinar mais de dez imagens — desta forma, os níveis de ruído são reduzidos e a imagem fica mais nítida.

Além disso, a marca explicou que suas tecnologias otimizam a exposição da Lua, para que ela não apareça “estourada” no céu escuro. Enquanto isso, o “Zoom Lock” combina a estabilização óptica e digital para evitar que a imagem fique borrada.

Entenda o caso

Continua após a publicidade

A controvérsia envolvendo as fotos da Lua capturadas por aparelhos da Samsung ganhou corpo nos últimos dias, após o usuário “ibreakphotos” mostrar seu experimento no Reddit.

Para provar que o sistema do aparelho criava detalhes de forma artificial, ele reduziu a qualidade de uma foto da Lua baixada da internet. Após apagar a luz do quarto e reproduzir as condições do céu noturno, ele percebeu que o resultado teve bem mais nitidez que a própria imagem.

A polêmica tem sido comentada por especialistas e internautas em geral. Os mais críticos acreditam que a manipulação das imagens é uma espécie de “trapaça”, enquanto outros entendem que o processamento pesado das fotos é algo que já acontece em todo tipo de cenário, de qualquer forma, e no final das contas o beneficiado é o próprio usuário que recebe uma foto muito mais rica em detalhes.

Em resumo, o recado que a Samsung quis passar com o comunicado é: o sistema de processamento de imagens não vai mudar. Por isso, a Lua continuará “ganhando” nitidez ao ser usado o modo automático com otimização por IA, goste o usuário ou não. Para quem quiser algo mais "real", basta usar o modo manual da câmera ou o Expert RAW, onde os ajustes por IA são desativados.

Continua após a publicidade

Fonte: The Verge