Publicidade

Fotos da Lua com celulares Samsung causam polêmica novamente

Por| Editado por Wallace Moté | 14 de Março de 2023 às 09h23

Link copiado!

Reddit/ibreakphotos
Reddit/ibreakphotos

Desde que a Samsung apresentou o recurso Space Zoom em seus smartphones, a captura de fotos da Lua causou certa polêmica por conta de seu processamento excessivo — algo já visto também no P30 Pro da Huawei. Agora, novos testes publicados no Reddit reafirmam que os resultados seriam, de fato, manipulados.

Para provar esta tese, o usuário “ibreakphotos” pegou uma imagem digital da Lua na internet, para depois reduzir suas dimensões ao mínimo e aplicar um efeito de borrão. Com isso, a qualidade da foto é comprometida, e o satélite natural aparece quase sem detalhes.

Continua após a publicidade

Após colocar a imagem em tela cheia no monitor e apagar todas as luzes, a pessoa tirou uma foto com um smartphone da Samsung. O resultado mostra que o processamento de imagem “criou” detalhes, onde não existia nada:

É uma situação bastante semelhante ao que foi flagrado com a Huawei em 2019, com o “Moon Mode” do P30 Pro. Na época, o truque foi definido por vários como uma “farsa”.

Processamento pesado de imagens da Lua já foi citado pela Samsung

Continua após a publicidade

Como a controvérsia não é exatamente nova — apesar de voltar à tona pelas muitas imagens da Lua compartilhadas por usuários do Galaxy S23 Ultra nas últimas semanas —, o assunto foi citado novamente por Max Weinbach do portal 9to5Google no Twitter. Ele repostou o trecho de um artigo publicado dois anos atrás, que aponta a presença de um algoritmo específico para a Lua:

“Tenho a sensação que se trata de um algoritmo de machine learning treinado especificamente para a Lua, que seria uma versão menos intencional do que fez a Huawei”

A própria Samsung já deu declarações oficiais sobre o tema, mesmo que não mencione especificamente a criação de detalhes nas fotos da Lua:

Continua após a publicidade
“[...] a câmera aplica uma solução de otimização de detalhes baseada em inteligência artificial (AI) e deep learning, para remover o ruído e maximizar os detalhes da Lua, e completar uma imagem mais clara”.

O julgamento da função como uma possível “farsa” ficará por conta de cada usuário. Entretanto, é fato que o recurso traz o processamento de imagens a um nível além do que é visto em outros tipos de fotos, ao integrar elementos que nunca foram capturados inicialmente. Por outro lado, o sucesso da função está claro no grande número de compartilhamento de fotos da Lua, que só aumenta a cada novo lançamento da marca.

Fonte: 9to5Google