Publicidade

Samsung prepara nova linha Galaxy F com foco em câmeras, aponta rumor

Por| 15 de Setembro de 2020 às 11h36

Link copiado!

Montagem/Canaltech
Montagem/Canaltech
Tudo sobre Samsung

A árvore genealógica da família Samsung Galaxy pode ganhar novos integrantes nas próximas semanas: boatos indicam que a marca sul-coreana pretende lançar no final do mês uma nova linha, a Galaxy F. Segundo o site 91Mobiles, responsável pela revelação, a nova gama será dedicada à fotografia e terá preços próximos às da linha Galaxy M, voltada para o segmento de custo-benefício.

A nova linha viria para se juntar ao atual mix com as letras M, A, S e Z (além da família Note). A princípio, assim como aconteceu com os Galaxy M, a linha F deve ser vendida exclusivamente pela internet na Índia, país onde a família M registra boas vendas (inclusive com o direito de estrear diversos lançamentos).

Outra missão da família Galaxy F é conter a invasão das marcas chinesas no país, que têm investido forte no mercado indiano, especialmente com submarcas como Redmi, Poco e Realme. O momento pode ser propício para a sul-coreana — que praticamente jogou a toalha na China — para garantir presença no segundo maior mercado consumidor do mundo.

Continua após a publicidade

A Índia atualmente vive um forte sentimento anti-China, o que tem levado as fabricantes do país vizinho a tentar se apresentar como soluções locais, ou direcionar uma de suas submarcas para a tarefa — caso da Poco, durante o lançamento do modelo M2 Pro.

Alguns analistas, inclusive, acreditam que esta é oportunidade para os sul-coreanos que, segundo números da consultoria Counterpoint, saltou do terceiro lugar no primeiro trimestre de 2020 para encostar na líder Xiaomi no segundo trimestre deste ano, deixando a chinesa Vivo para trás.

História se repete?

Continua após a publicidade

O posicionamento de uma linha dedicada à fotografia não seria exatamente uma novidade para a Samsung, que possui uma divisão dedicada ao desenvolvimento e fabricação de sensores fotográficos responsável pelo componente de 108 megapixels usado em alguns smartphones topo de linha neste ano, por exemplo.

Os sul-coreanos inclusive já tiveram um sistema de câmeras com lentes intercambiáveis, que teve como representante mais curioso o modelo Galaxy NX. Um dispositivo Android com conexão 4G e montagem de lente compatível com o sistema NX, semelhante ao Sony NEX/Alpha. A Samsung lançou ainda outros aparelhos híbridos, como o Galaxy S4 Zoom, Galaxy K Zoom e diferentes modelos da linha Galaxy Camera.

Considerando a faixa de preço estimada entre RR$ 1.000 e R$ 1.500 na Índia (15.000 a 20.000 rúpias), pode ser exagero esperar por novos modelos mirabolantes como os do passado, mas, ao que tudo indica, não falta muito para descobrirmos.

Continua após a publicidade

Fonte: 91Mobiles, Counterpoint Research