Samsung poderá fabricar telas sem notch para a linha iPhone 14
Por Vinícius Moschen • Editado por Wallace Moté |

A linha iPhone 14 ainda deve demorar algum tempo para ser lançada, mas os primeiros rumores já indicam que os novos aparelhos terão grandes mudanças visuais. Informações vindas do portal coreano The Elec apontam que a Samsung seria a principal fornecedora de um novo modelo de telas, que não teria mais o entalhe adotado desde o iPhone X de 2017.
- Realme GT 2 Pro aparece com câmera sob a tela em imagem real
- Galaxy Z Fold 4 terá câmera sob a tela de qualidade superior
Reforçando rumores anteriores, é dito que os novos aparelhos da Apple teriam um furo para acomodar a lente frontal e os vários elementos do Face ID, o sistema de reconhecimento facial 3D com alto nível de segurança. A companhia é a última a deixar de adotar o notch, justamente por conta dessa tecnologia, que atualmente exige uma quantidade (e complexidade) de componentes muito alta para um espaço ainda considerado pequeno demais.
Fontes internas afirmam que a Samsung Display (subsidiária da sul-coreana para fabricação de telas) já teria adquirido novos equipamentos para suprir a grande demanda de telas OLED que os iPhones exigirão. A companhia já tem bastante experiência na fabricação de displays desse tipo, já que grande parte de sua linha tem furos circulares na parte superior, incluindo os seus flagships (linha Galaxy S21 e futura linha Galaxy S22) e também os dobráveis (Galaxy Z Flip 3 e Galaxy Z Fold 3).
Nem todos os novos modelos de iPhones deverão perder o notch , já que apenas as versões Pro viriam com telas no novo padrão, e não há uma previsão concreta em relação a quando a linha será completamente disponibilizada com furo na tela. De qualquer forma, o próximo passo deverá ser a implementação de câmeras escondidas abaixo do display, assim como algumas marcas já fazem — porém, a tecnologia ainda tem muito a evoluir, tanto no quesito visual de disfarçar as lentes, quanto na qualidade geral das imagens capturadas por estes sensores.
Samsung tem alta relevância no mercado de telas
Caso confirmada a informação divulgada pelo The Elec, a Samsung ganha ainda mais importância no mercado de telas para smartphones ou outros dispositivos em geral — esta é uma área amplamente dominada pela companhia, já que ela mantém a liderança em fabricação de paineis OLED para uma série de produtos, e é bastante comum que seus componentes sejam utilizados por outras marcas.
Além disso, o processo de popularização dos celulares dobráveis tem grande influência da empresa sul-coreana, já que ela realiza 88% das vendas de aparelhos desse tipo, de acordo com um relatório divulgado pela Counterpoint Research. O mercado de dispositivos flexíveis deve ter um aumento expressivo nos próximos dois anos, segundo a agência.
Fonte: The Elec