Publicidade

Samsung pode lançar celular com câmera sob uma tela rolável

Por| Editado por Wallace Moté | 24 de Junho de 2021 às 09h20

Link copiado!

Rami Al-zayat/Unsplash
Rami Al-zayat/Unsplash
Tudo sobre Samsung

A saída da LG do mercado de celulares acabou inviabilizando o lançamento do Rollable, que seria o primeiro celular com tela enrolável do mundo. Mas, de acordo com algumas patentes recém-registradas, pode não demorar muito para um smartphone com tal característica chegar às lojas.

A Samsung já trabalha com telas que enrolam há algum tempo, e no início do ano apareceram informações de uma patente de celular com um sistema de deslize duplo. O aparelho em si era consideravelmente parecido com o LG Rollable, mas a documentação mostrava que o desenvolvimento do dispositivo ainda estava em um estágio bastante inicial. Pois bem, a sul-coreana apresentou um bom avanço agora, e já até teria alguns nomes possíveis para seu celular enrolável.

Galaxy Z Slide ou Z Roll

Continua após a publicidade

Uma nova patente foi requerida ao Escritório de Marcas e Patentes dos Estados Unidos em novembro do ano passado e publicada agora, em junho — a primeira havia sido pedida em março de 2020 e publicada em janeiro desse ano. Agora, o documento de 45 páginas foi submetido à Organização Mundial da Propriedade Intelectual.

A patente descreve um celular com tela enrolável que pode ser usado em sua forma compacta ou com a tela esticada, e o usuário ainda pode desenrolar o visor o quanto quiser, aumentando até 30% a área total. O processo é motorizado e usa molas helicoidais e uma mola longa em forma de placa. Há um rolo de rotação que garante o deslize no sentido correto e trava quando atinge a extensão máxima.

Uma mudança visível para a patente anterior é a troca das engrenagens pelas molas helicoidais. O site LetsGoDigital, que encontrou a patente, observou que as engrenagens talvez juntassem mais sujeira e desgaste, por isso a gigante sul-coreana pensou em uma alternativa.

Continua após a publicidade

Câmera sob a tela

Outro aspecto descrito na patente é a presença de uma câmera sob a tela, que deve aparecer pela primeira vez em um display flexível em agosto, no Galaxy Z Fold 3. Mesmo que este Galaxy Z Slide ou Z Roll, seja lá como a Samsung resolva chamar, só saia oficialmente em 2022, é uma aposta quase segura dizer que a tecnologia de câmera por baixo do visor já esteja pronta.

Além da câmera de selfies, sensor de luz e proximidade também fica abaixo do painel, localizado no canto superior esquerdo. O documento cita um sensor ToF como opcional, que a Samsung pode ou não adotar caso leve o projeto adiante. O leitor de impressão digital também fica abaixo da tela.

Outras características

Continua após a publicidade

O dispositivo tem um conjunto triplo de câmeras na parte traseira, posicionados na vertical, com o flash abaixo. Curiosamente, há um sensor de batimentos cardíacos semelhante ao que a Samsung adotou na linha Galaxy S por muitos anos até o S10, e desde o S20 deixou de incluir em seus celulares. Se o recurso vai retornar ou se é só uma possibilidade, só o futuro dirá.

Ainda não há certeza se o Galaxy Z Roll ou Z Slide será lançado oficialmente, mas os rumores apontam para um lançamento em 2022.

Fonte: LetsGoDigital