Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Samsung Galaxy S24 terá "assistência de navegação" e zoom de IA

Por| Editado por Wallace Moté | 03 de Janeiro de 2024 às 20h52

Link copiado!

Ivo Meneghel Jr/Canaltech
Ivo Meneghel Jr/Canaltech

Com a confirmação da data do próximo Galaxy Unpacked, a Samsung iniciou a divulgação de novos teasers destacando alguns dos recursos que serão integrados ao Galaxy S24 na suíte "Galaxy AI". O mais novo deles é o "Zoom com Galaxy AI", já apontado por vazamentos no passado, que parece ampliar as capacidades aprimoradas de ampliação vistas nas gerações anteriores. As informações oficiais chegam ainda acompanhadas de novos rumores que citam outros pontos em que a gigante deve aplicar sua solução de Inteligência Artificial.

Criadores de conteúdo que estão divulgando a pré-venda da linha Galaxy S24 aproveitaram a oportunidade para compartilhar teasers de algumas das funcionalidades alimentadas por IA que estarão presentes nos aparelhos. O primeiro a receber destaque é o "Zoom com Galaxy AI", que não é uma novidade por completo — a Samsung já vinha aplicando algoritmos de Inteligência Artificial em cenários específicos, como ao usar a ampliação de 100x do Galaxy S23 Ultra para fotografar a lua, por exemplo.

Continua após a publicidade

Com isso em mente, a nova geração de smartphones parece estender esse recurso para qualquer tipo de foto, o que coincide com alguns vazamentos recentes. As informações vazadas sugeriam que teríamos melhor qualidade de imagem e, mais interessante, aplicação do algoritmo para zoom em vídeos. A novidade também poderia ser uma das justificativas usadas pela marca caso a lente telefoto periscópio do Galaxy S24 Ultrasofra o especulado downgrade de zoom óptico de 10x para 5x.

Outro aspecto curioso é que, segundo o mesmo vazamento, o Galaxy S24 padrão e o Galaxy S24 Plus podem ter acesso a uma funcionalidade semelhante, representando um bom upgrade frente aos modelos de anos anteriores, que eram apoiados nas especificações das câmeras. A novidade provavelmente não garantiria o nível de qualidade da variante Ultra, mas ao menos poderia oferecer maior versatilidade aos donos dos dispositivos mais simples.

Pegando embalo nos anúncios oficiais, o informante Ahmed Qwaider compartilhou outras duas funcionalidades que supostamente fariam parte da suíte Galaxy AI, e que poderiam expandir as possibilidades de uso dos novos celulares. Chamada "Browsing Assist" (ou Assistência de Navegação, em tradução livre), a primeira atuaria de forma similar ao menu contextual atual do Android, mas com três opções extras quando o usuário selecionasse elementos de textos.

Continua após a publicidade

Além de destacar o trecho selecionado, seria possível traduzi-lo ou ainda solicitar um resumo completo, aos moldes de funções já vistas em soluções como o ChatGPT e o Google Bard. Já a segunda função estaria integrada à galeria da Samsung, e permitiria a compressão de um vídeo ou a aplicação de câmera lenta em qualquer trecho da gravação, sem ser necessário usar um app dedicado.

Com exceção do resumo de texto, a maior parte dos recursos não parece ser revolucionário, mas é provável que a gigante aposte na conveniência e em resultados de melhor qualidade para destacar sua "Galaxy AI". As novidades devem ficar mais claras durante o anúncio da família Galaxy S24, confirmado para acontecer no próximo dia 17 de janeiro, às 15h no horário de Brasília. Também é possível que, até lá, tenhamos novos vazamentos explicando de forma mais prática o que podemos esperar dos celulares estreantes.