Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Samsung Galaxy A72 vs. A71: o que muda entre as gerações?

Por| Editado por Wallace Moté | 17 de Março de 2021 às 11h20

Link copiado!

Matheus Bigogno/Canaltech
Matheus Bigogno/Canaltech

O Galaxy A72 finalmente chegou ao mercado como a evolução direta do Samsung A71, um dos celulares intermediários mais interessantes da Samsung para 2020. O novo aparelho aposta em diversos recursos exportados das linhas mais premium da Samsung, como câmera com zoom óptico, tela mais fluida e corpo resistente a água e poeira, mas não deixa de lado sua proposta de custo-benefício.

Mas, afinal, as novidades são suficientes para manter a família Galaxy A7 como uma referência no segmento intermediário premium? O Canaltech colocou os Galaxy A72 e A71 lado a lado para destacar as principais diferenças e semelhanças entre eles, e você confere o resultado nos próximos parágrafos.

Construção e design

Continua após a publicidade

Assim como o Galaxy A52, o A72 traz um visual traseiro que se inspira nos novos Galaxy S21: o módulo de câmeras em formato de "peça de dominó" do A71 é substituído por uma forma mais simétrica e integrada ao corpo do aparelho, como se fosse uma peça única. Ainda assim, embora a região das câmeras e a tampa tenham a mesma cor, é possível observar uma leve protuberância.

O acabamento do A72 também segue o novo padrão adotado pela Samsung com os novos aparelhos da linha Galaxy S, trocando a tampa traseira brilhante e lisa por um visual meio fosco/perolado — a Samsung chama esse novo acabamento de "Haze" ("Nebuloso", em tradução livre). No entanto, apesar de trazer um design completamente diferente, o A71 ainda assim oferece uma aparência muita limpa e bonita.

Continua após a publicidade

Vale mencionar que o lançamento conta com certificação IP67 para proteção contra água e poeira, característica que a linha Galaxy A possuía em alguns modelos mais antigos, como os A7 2017 e A8+, mas ficara de fora das últimas gerações. Na prática, isso significa que o Galaxy A72 pode ficar submerso em água doce em até um metro de profundidade por até 30 minutos — ideal para não se preocupar ao usar o aparelho perto da piscina, por exemplo.

Tela

  • Samsung Galaxy A72: 6,7 polegadas, resolução Full HD+, Super AMOLED, 800 nits, taxa de atualização de 90 Hz;
  • Samsung Galaxy A71: 6,7 polegadas, resolução Full HD+, Super AMOLED, 700 nits, taxa de atualização de 60 Hz.

O Galaxy A72 é equipado com as mesmas 6,7 polegadas do seu antecessor, bem como a resolução Full HD+ e a tecnologia Super AMOLED para deixar as cores mais vivas e tons escuros mais fiéis. A novidade da nova versão é a taxa de atualização de 90 Hz, recurso que garante até 50% mais fluidez na navegação do sistema e em jogos compatíveis em relação ao Galaxy A71.

Continua após a publicidade

Outra melhoria do A72 é o brilho mais intenso, alcançando 800 nits, contra 700 nits do modelo anterior — na prática, isso significa que o novo aparelho oferece mais legibilidade em ambientes ensolarados. O furo para a câmera frontal localizado na região superior central da tela permanece nos dois aparelhos, mas parece que o Galaxy A72 traz um aro com bordas ligeiramente mais finas.

Câmeras

  • Samsung Galaxy A72: 64 MP (principal, f/1.8) + 12 MP (ultra grande-angular, f/2.2) + 5 MP (macro, f/2.4) + 8 MP (teleobjetiva, 3x zoom) + 32 MP (frontal);
  • Samsung Galaxy A71: 64 MP (principal, f/1.8) + 12 MP (ultra grande-angular, f/2.2) + 5 MP (macro, f/2.4) + 5 MP (profundidade, f/2.2) + 32 MP (frontal).

O Galaxy A72 conta com quatro câmeras traseiras, sendo três idênticas às do Galaxy A71, ao menos nos números: principal de 64 MP, ultra grande-angular de 12 MP e macro de 5 MP. A grande novidade do lançamento é a presença do sensor telefoto de 8 MP com zoom óptico de 3x, inédito na linha intermediária da Samsung, enquanto o A71 traz um sensor de profundidade de 5 MP.

Continua após a publicidade

Segundo a Samsung, a câmera principal do Galaxy A72 possui sistema de estabilização óptica de imagem (OIS), possibilitando uma gravação de vídeo bem mais estável e fotos menos tremidas em ambiente noturno, modo profissional de vídeo, Otimizador de cena com mais de 30 cenários suportados, gravação em 4K, captura de foto em vídeo com até 8 MP de resolução, e filtros do Snapchat diretamente do aplicativo nativo de câmera.

Infelizmente, o Canaltech ainda não teve a oportunidade de testar a fundo as câmeras do novo Galaxy A72, mas as melhorias em relação ao A71 são promissoras!

Processamento e memória

Continua após a publicidade
  • Samsung Galaxy A72:Qualcomm Snapdragon 720G Octa-core (2x2.3 GHz Kryo 465 Gold & 6x1.8 GHz Kryo 465 Silver);
  • Samsung Galaxy A71: Qualcomm Snapdragon 730 Octa-core (2x2.2 GHz Kryo 470 Gold & 6x1.8 GHz Kryo 470 Silver).

Diferentemente do Galaxy A52, que traz melhorias significativas no processamento em relação ao seu antecessor, o A72 é ligeiramente menos potente que o A71 ao olharmos os números brutos. Pois é, ele é equipado com o Snapdragon 720G, contra o Snapdragon 730 do aparelho anterior, ambos rodando na mesma velocidade. A diferença está no modelo dos núcleos, com o A71 possuindo os núcleos Kryo 470 Gold e 470 Silver, enquanto o lançamento traz os Kryo 465 Gold e Silver.

No dia a dia, no entanto, a diferença dos núcleos não deve representar uma inferioridade significativa do modelo mais recente. A boa notícia é que os dois processadores são fabricados no processo de 8 nanômetros (nm), o que promete boa eficiência energética. Com relação à memória RAM e armazenamento, os dois trabalham com 6 GB e 128 GB, configurações interessantes no segmento intermediário.

Continua após a publicidade

Bateria e recursos

O Galaxy A72 conta com uma bateria de 5.000 mAh, 500 mAh a mais que o A71. Considerando o processamento bastante semelhante, é provável que o lançamento tenha uma autonomia de bateria levemente superior ao modelo anterior, porém caso você jogue muito em 90 Hz isso pode acabar não se concretizando. A Samsung não detalhou, mas o A72 também traz suporte a carregamento rápido.

Com relação aos recursos extras, o A72 traz dois alto-falantes estéreo otimizados com tecnologia Dolby Atmos, conjunto que promete até 43% mais volume. Ambos contam com um leitor de digitais localizado sob a tela, característica incomum entre os aparelhos do segmento intermediário, mas que vem sendo bastante utilizada pela Samsung.

Galaxy A72 vs. A71: vale a pena o upgrade?

Continua após a publicidade

De fato, o Galaxy A72 trouxe muitas melhorias em relação ao A71, como tela mais fluida, bateria maior, corpo mais resistente e câmeras com recursos mais premium. No entanto, o processamento dos dois aparelhos continua basicamente o mesmo, ou seja, o lançamento não vai trazer um desempenho superior em jogos ou na abertura de aplicativos em relação ao irmão.

Resumindo, o Galaxy A72 vale a pena se você possui um A51 ou algum celular de outra marca e procura um aparelho com boas câmeras e bom processamento sem precisar comprar um topo de linha. Agora, se você não utiliza muito as câmeras e já tem um A71, o upgrade só é viável se o lançamento estiver com preços próximos ao do modelo mais antigo.

O que você achou do Galaxy A72? Conte-nos sua opinião abaixo, no campo dos comentários!

Samsung Galaxy A72: ficha técnica

Continua após a publicidade
  • Tela: 6,7 polegadas, resolução Full HD+, Super AMOLED, 800 nits, taxa de atualização de 90 Hz;
  • Chipset: Snapdragon 720G;
  • Memória RAM: 6 GB;
  • Armazenamento interno: 128 GB;
  • Câmera traseira: 64 MP (principal, f/1.8) + 12 MP (ultra grande-angular, f/2.2) + 5 MP (macro, f/2.4) + 8 MP (telefoto,
  • f/2.4);
  • Câmera frontal: 32 MP;
  • Dimensões: n/a;
  • Peso: n/a;
  • Bateria: 5.000 mAh;
  • Extras: certificação IP67, recarga rápida, leitor de digitais na tela, alto-falantes estéreo, Dolby Atmos, zoom óptico de 3x;
  • Cores disponíveis: azul, preto, branco, violeta;
  • Sistema operacional: One UI 3.1 sob o Android 11.

Samsung Galaxy A71: ficha técnica

  • Tela: 6,7 polegadas, resolução Full HD+, Super AMOLED, 700 nits, taxa de atualização de 60 Hz;
  • Chipset: Qualcomm Snapdragon 730;
  • Memória RAM: 6 GB;
  • Armazenamento interno: 128 GB;
  • Câmera traseira: 64 MP (principal, f/1.8) + 12 MP (ultra grande-angular, f/2.2) + 5 MP (macro, f/2.4) + 5 MP (profundidade);
  • Câmera frontal: 32 MP;
  • Dimensões: 163.6 x 76 x 7.7 mm;
  • Peso: 179 gramas;
  • Bateria: 4.500 mAh;
  • Extras: leitor de digitais na tela, som mono, recarga rápida, BT 5.0;
  • Cores disponíveis: azul, preto e cinza;
  • Sistema operacional: One UI 3 sob o Android 11.