Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Galaxy S21 vs Galaxy S21 Plus vs Galaxy S21 Ultra: o que muda?

Por Redação | 15 de Março de 2021 às 16h55

Link copiado!

PUBLIEDITORIAL
Divulgação/Samsung
Divulgação/Samsung

A Samsung lançou três celulares na linha Galaxy S21, cada um com suas características próprias e algumas semelhanças. Para quem pensa em atualizar ou comprar um novo smartphone, pode ficar uma dúvida qual dos três é o melhor.

Bom, não tem um melhor, existem propostas diferentes. E é isso que você vai entender nos próximos parágrafos: o que muda do Galaxy S21 para o Galaxy S21 Plus e para o Galxy S21 Ultra? E o que é igual?

Veja o comparativo entre os três novos celulares topo de linha da Samsung para saber qual deles é o mais indicado para você.

Design e construção

A primeira diferença é visível: cada modelo tem um tamanho e, consequentemente, peso diferente. O Galaxy S21 é o menor da turma, com dimensões de 151,7 x 71,2 x 7,9 mm e 169 g de peso, enquanto o Galaxy S21 Plus é consideravelmente maior, com 161,5 x 75,6 x 7,8 mm e 200 g. Por fim, o Galaxy S21 Ultra é ainda mais denso e também aumenta um pouco seu tamanho comparado ao do meio, com 227 g e 165,1 x 75,6 x 8,9 mm.

Essa diferença acontece por dois motivos básicos: o tamanho da tela, que vai aumentando a cada modelo, e o acabamento, que é de vidro Gorilla Glass Victus no Galaxy S21 Ultra e no Galaxy S21 Plus. Além disso, o modelo mais avançado tem mais recursos, incluindo câmera a mais que os outros dois modelos.

O design também muda, mas pouca coisa. O Galaxy S21 Plus é praticamente só uma versão maior do Galaxy S21, enquanto o Galaxy S21 Ultra tem o módulo da câmera maior, para abrigar mais sensores. Todos eles possuem esse módulo bem no canto, de modo que se funde ao quadro lateral do dispositivo.

Tela

Cada um dos três modelos tem um tamanho de tela, que vai de 6,2 polegadas no Galaxy S21 até as 6,8 polegadas no modelo Ultra, sendo que o Plus tem pouca coisa a menos que o maior do trio, com 6,7 polegadas. Mas há mais diferenças nos visores, sendo que o mais avançado traz algumas vantagens.

O Galaxy S21 Ultra tem laterais curvas, que não estão presentes nos outros dois, com tela plana, e oferece a resolução Quad HD, com 1440 x 3200 pixels, contra o Full HD (1080 x 2400 pixels) nos Galaxy S21 e Galaxy S21 Plus. Isso ajuda a compensar o tamanho maior do display, e todos eles entregam imagem bastante nítida, com as cores vivas de um AMOLED Dinâmico. Um recurso presente apenas no modelo maior é o suporte à S Pen, que permite escrever e criar com mais precisão.

Uma mudança interessante para a geração anterior é a taxa de atualização da tela, que agora é adaptável. Isso significa que, dependendo do aplicativo que você abrir, as informações na tela podem mudar com maior frequência, para entregar animações mais suaves, ou menor frequência, para economizar bateria. Jogos e vídeos entram principalmente no primeiro caso, enquanto navegação na internet e e-mails ficam mais para o segundo.

Processamento e memória

É capaz que você fique em dúvida no poder de processamento de cada modelo por conta do tamanho, mas não tem com o que se preocupar: apesar de o Galaxy S21 Ultra ter alguns recursos a mais e ser realmente o mais avançado do trio, todos eles possuem a mesma plataforma Exynos 2100, cuja potência equivale ao Snapdragon 888.

Os três modelos são capazes de lidar com todas as tarefas que você poderia exigir no dia a dia e ainda sobra, além de rodar com maestria praticamente qualquer jogo disponível nas lojas oficiais de apps.

Porém, há uma pequena diferença na capacidade de memória de cada modelo. O Galaxy S21 tem 8 GB de RAM e 128 GB de armazenamento, mesma quantidade da versão base do Galaxy S21 Plus, que ainda oferece uma alternativa com 256 GB de espaço interno. Já o Galaxy S21 Ultra tem versões com 12/256 GB ou 16/512 GB, ou seja, mais RAM e mais espaço já na variante inicial.

Câmeras

Galaxy S21 e Galaxy S21 Plus possuem as mesmas características de câmeras, ou seja, entregam os mesmos resultados em todos os cenários. Apenas o Galaxy S21 Ultra tem diferenças, então nos próximos parágrafos, lembre que há um par quando estiver mencionado apenas Galaxy S21.

A câmera principal é de 12 MP nos dois modelos menores e de 108 MP no maior. No geral, todos eles tiram fotos de alta qualidade em qualquer cenário, mas o Galaxy S21 Ultra consegue maior nitidez, algo que fica mais evidente em cenários com pouca luz. A ultrawide é igual nos três, de 12 MP e também com qualidade boa em quase todos os casos, mas aqui com campo de visão mais amplo, para pegar mais cenário ou grupos de pessoas maiores.

Aí entra no grande diferencial do Galaxy S21 Ultra: o zoom. São duas câmeras de aproximação óptica, ambas de 10 MP, mas uma é teleobjetiva com zoom óptico de 3x, e outra é periscópica com zoom de 10x. Além disso, se você quiser usar a aproximação digital, o Galaxy S21 Ultra consegue chegar até 100 vezes mais perto do objeto.

O Galaxy S21 tem teleobjetiva de 64 MP e aproximação híbrida de 3x, podendo chegar até 30x com zoom digital de qualidade satisfatória. Ou seja, se você gosta de tirar fotos usando esse recurso especificamente, talvez o Galaxy S21 Ultra seja o mais indicado. Se não for o caso, qualquer um vai te entregar fotos muito boas em praticamente qualquer cenário.

Nas selfies, o Galaxy S21 Ultra tem 40 MP, contra 10 MP nos outros dois modelos. No geral, especialmente para usar em redes sociais, você não vai notar uma diferença muito grande nas fotos dos três modelos. Mas se quer fotos mais aproximadas ou um pouco mais de detalhes no geral, o maior é certamente o seu foco.

Para quem busca o melhor em gravação de vídeo, não vai ter muita diferença: os três modelos filmam em 8K com até 24 quadros por segundo. Aí entra a diferença no zoom, já que todas as câmeras podem filmar, com limitação de resolução 4K nas secundárias.

Bateria

Para cada tamanho de tela, uma capacidade máxima de bateria. O Galaxy S21 tem 4.000 mAh, que já é suficiente para um dia inteiro de uso normal. O Galaxy S21 Plus salta para 4.800 mAh, que compensa o display maior e ainda consegue sobrar um pouco mais no final do dia. Já o Galaxy S21 Ultra tem 5.000 mAh e, como a tela tem resolução maior, acaba que a autonomia é praticamente a mesma do modelo do meio.

Em recarga, todo o trio oferece carregamento rápido com e sem fio, e também carregamento reverso sem fio. Ou seja, além de não precisar ficar tanto tempo com o aparelho na tomada — ou em um dock de carregamento sem fio — você consegue passar carga do celular para um fone de ouvido sem fio, por exemplo.

Galaxy S21 vs Galaxy S21 Plus vs Galaxy S21 Ultra: qual escolher, afinal?

Em resumo, o Galaxy S21 Plus é praticamente uma versão maior do Galaxy S21, com os mesmos recursos de tela, processamento e câmeras. Só muda o tamanho da tela — e do aparelho — e da bateria. Já o Galaxy S21 Ultra é realmente mais avançado que os outros dois, com tela maior e mais câmeras, além da bateria maior.

Isso não significa que os outros dois modelos não sejam bons. São três aparelhos com propostas diferentes, sendo o Galaxy S21 uma opção mais compacta, o Galaxy S21 Plus uma versão maior, com mais bateria, e o Galaxy S21 Ultra com ainda mais recursos que os outros dois.

Independente de qual você escolher, terá um smartphone poderoso e com muita possibilidade legal de uso. Agora que você já sabe qual é o mais indicado para você, que tal comprar o seu? É só clicar aqui para conferir as melhores ofertas.