Publicidade

Samsung apresenta detalhes do sensor de 200 MP que deverá estar no Galaxy S23

Por| Editado por Wallace Moté | 21 de Setembro de 2021 às 08h42

Link copiado!

Divulgação/Samsung
Divulgação/Samsung
Tudo sobre Samsung

A Samsung já apresentou oficialmente o sensor ISOCELL HP1 de 200 MP no início do mês, mas recentemente a marca mostrou mais detalhes de como ele funciona, e quais seus principais recursos. O componente poderá ter sua estreia em smartphones com o Xiaomi 12 Ultra — mesmo que essa informação ainda não esteja confirmada — e também deverá estar equipado no Galaxy S23 Ultra.

Além dos 200 MP, a marca também dá destaque para o recurso de pixel-binning. Ele consiste no agrupamento de múltiplos pixels, o que auxilia na captação de luz em ambientes mais escuros, para trazer fotos mais iluminadas e com menos ruído. Para situações do cotidiano, ele possui uma tecnologia de pixel-binning 4x4 híbrido, que ajusta o posicionamento dos pixels de forma inteligente, dependendo das condições de claridade e de outros aspectos.

O resultado é um sensor que atua com 50 MP, mas com pixels de 1,28 micrometro — medida considerada grande para esse tipo de dispositivo. Além disso, em situações de luz extremamente baixa, o pixel-binning pode chegar a até 16 para 1, o que fornece fotos de 12,5 MP com pixels de 2,56 micrometros.

Continua após a publicidade

O efeito colateral da utilização do pixel-binning de forma tão intensa é que ele poderá causar grandes imprecisões de cor nas imagens. A Samsung não cita esta situação, mas em geral é possível corrigir o problema via software, no processamento final da imagem.

A marca sul-coreana também apresentou o Smart-ISO, que é um recurso para ajuste do ISO de forma inteligente, de acordo com as condições do ambiente. As variáveis são basicamente as mesmas do pixel-binning: em lugares escuros, o modo High ISO aumenta a quantidade de luz na imagem final (ao custo de algum nível de granulação), e em locais claros o Low ISO dá prioridade para um balanço de cores correto e sem supersaturação. Além disso, a tecnologia de multisampling é capaz de reconhecer múltiplos dados fornecidos pelo sensor e otimizá-los para gerar uma imagem com menos ruído.

A Samsung explicou que o HP1 tem suporte para o Staggered HDR, que possui um alcance dinâmico máximo de 100 dB. Estes são níveis próximos aos vistos no olho humano, ou seja, é possível esperar fotos bastante equilibradas em praticamente qualquer tipo de ambiente, sem áreas subexpostas ou com claridades estouradas. O HP1 traz também o Double Super PD, com mais pontos de foco automático e maior precisão para captura de imagens em movimento rápido, como carros ou animais, por exemplo.

Continua após a publicidade

Para vídeo, a companhia informou que o sensor dá suporte para gravação em 8K — antes do lançamento oficial do HP1, chegou a ser rumorada uma capacidade de até 16K, mas as informações não se concretizaram. A maior novidade neste aspecto está no fato de que a imagem deverá ter um maior campo de visão (ou seja, com menos crop) em comparação com o sensor de 108 MP equipado no Galaxy S21 Ultra. Ainda em relação aos smartphones anteriores, o HP1 também deverá trazer vídeos mais suaves em 8K, já que ele dá suporte para gravação em até 30 fps, contra apenas 24 fps dos modelos já lançados.

Fonte: Samsung Newsroom