Publicidade

Review Samsung AU7700 | A TV para complementar uma casa conectada

Por| Editado por Léo Müller | 20 de Setembro de 2021 às 16h07

Link copiado!

Ivo/Canaltech
Ivo/Canaltech

A Samsung é líder no mercado global de TVs há 15 anos, e isso permitiu que a sul-coreana se tornasse uma autoridade na categoria. Com o lançamento da Samsung Crystal AU7700, a empresa demonstra que ainda está emprenhada em entregar opções de smart TV 4K com ótimo custo-benefício.

Esse produto tem características atrativas, tanto na construção quanto na interface, que permitem que o usuário sinta que está comprando um produto completo. Um desses recursos é a compatibilidade com as assistentes pessoais Alexa e Google Assistente.

Ficou curioso para saber mais detalhes sobre a Samsung AU7700? Confira tudo o que eu achei dessa TV na análise completa.

Prós

Continua após a publicidade
  • Canaletas organizadoras de cabos;
  • HDR de ótima qualidade;
  • Suporte ao Google Assistente e Alexa;
  • Volume da TV é equilibrado;
  • 4K de alta qualidade.

Contras

  • Controle sem botões numéricos;
  • Cores com menos contraste.

Confira o preço atual da smart TV Samsung AU7700

Continua após a publicidade

Design e construção

O corpo da Samsung AU7700 é uma “reciclagem” do visual utilizado no modelo antecessor — o TU7000 —, mas esse design repetido não é um demérito.

  • Dimensões (L x P x A): 123 x 25 x 78,3 cm;
  • Peso: 14,2 kg.
Continua após a publicidade

Pelo contrário, para quem gostou do design anterior, é até mesmo um ponto positivo a permanência nesse aspecto, mostrando que é melhor “arroz e feijão” bem-feito do que uma tentativa desnecessária de renovação.

Além disso, a estratégia conservadora da Samsung serviu para entregar como vantagem aos clientes um aparelho com ótimo preço para a categoria, tornando a AU7700 o lançamento “mais barato” da empresa na geração lançada em 2021.

A parte frontal tem poucas bordas, o que ajuda a destacar ainda mais o display sem afetar o tamanho geral da TV. A base conta com dois pés perpendiculares de plástico, que parecem frágeis à primeira vista, mas se mostram resistentes no dia a dia.

Continua após a publicidade

Um ponto positivo interessante desses suportes é o fato de dispensarem o uso de parafusos, pois são de encaixe. Esse formato de instalação ajuda a agilizar o processo de montagem e evitar preocupações com ferramentas adicionais.

Para ajudar na organização dos cabos, a Samsung AU7700 disponibiliza presilhas para ajudar a esconder os fios nos pés da TV, além de quatro canaletas para fixá-los na traseira. Essa solução ajuda quem conecta alguns aparelhos na televisão e não quer deixar os cabos aparentes.

As canaletas para organização dos cabos são um grande diferencial das smart TVs da Samsung, pois realmente ajudam quem gosta de manter os fios escondidos para dar um visual mais limpo para a sala.

Em complemento, a parte traseira da AU7700 traz quatro entradas para facilitar a fixação da TV em painéis. Dessa forma o usuário tem a opção de usar o eletrônico sob um móvel ou suspenso.

Continua após a publicidade

Controle remoto

O controle da Samsung AU7700 tem um design familiar de outras gerações, e o visual mais fino dá elegância ao equipamento. Ele é mais fino do que outros acessórios que estamos acostumados a ver, mas, no uso contínuo, é fácil se adaptar com a ergonomia dele.

Um ponto negativo desse dispositivo é a falta de botões numéricos. Isso demonstra que a Samsung parece ter pensado na TV com o uso mais focado em streaming do que no formato híbrido, em que é possível aproveitar os botões para navegação em conteúdo on demand, mas sem deixar de lado a usabilidade clássica.

Continua após a publicidade

Outra vantagem desse controle são os atalhos para os serviços de streaming Netflix Prime Video e Globoplay. Isso facilita a navegação entre esses aplicativos, pois o processo pode ser feito rapidamente.

Usando a mesma estratégia de outros modelos da marca, o Samsung AU7700 também conta com controle remoto à bateria. Na prática, isso permite que o usuário economize com a compra de pilhas AAA para uso a longo prazo.

Como ele tem uma entrada USB-C, é fácil recarregar o acessório com qualquer cabo equivalente, incluindo aquele que você provavelmente já usa para recarregar seu celular. A durabilidade da bateria é boa, e não existem diferenças negativas no uso, quando comparado com a pilha.

Conectividade

Continua após a publicidade

A Samsung AU7700 possui na parte traseira três entradas no formato HDMI para conexão de diversos dispositivos compatíveis. É importante destacar que uma dessas opções é HDMI ARC, que permite uma reprodução de áudio melhorada.

Uma vantagem é que essas portas foram adicionadas na lateral da TV, e isso não atrapalha a instalação de cabos e dispositivos no uso diário, mesmo que a televisão esteja em um suporte de parede.

Além disso, a antena, a conexão de áudio digital e a entrada USB-A também estão nesse posicionamento favorável para o uso contínuo. Em contrapartida, a Samsung instalou a porta Ethernet RJ-45 na traseira da smart TV, algo que praticamente a inutiliza quando o equipamento está em um suporte.

Continua após a publicidade

Como alternativa de conexão sem fio, a Samsung AU7700 traz o Bluetooth 4.2, que permite a sincronização com aparelhos compatíveis. Outro diferencial é a opção de espelhamento do celular com a TV, no qual é possível ver todas as ações efetuadas no smartphone diretamente pelo televisor.

Sistema operacional

Desde 2015, a Samsung tem priorizado o uso do sistema operacional Tizen em suas smart TVs. Na AU7700, a sul-coreana conseguiu manter o que os usuários gostavam nas versões anteriores, que é a compatibilidade com diversos aplicativos.

A interface tem uma navegabilidade simples, e isso permite que o acesso aos menus seja fácil. Uma vantagem do Tizen é não criar “barreiras” para o público chegar na opção desejada, já que os principais aplicativos e configurações podem ser visualizados sem precisar abrir mão de assistir algum conteúdo.

Continua após a publicidade

Essa facilidade fica ainda mais clara quando acontece a alternância entre plataformas de streaming. É importante destacar que o visual geral do sistema é menos poluído do que o presente em outras interfaces, como a Saphi da Philips.

O Tizen conta com a presença dos principais serviços de streaming disponíveis no Brasil, como Netflix, Globoplay, Disney+, Amazon Prime Video e HBO Max. Assim, o usuário não precisa se preocupar com equipamentos adicionais para usufruir dos serviços assinados.

Dessa forma, é notório que o usuário vai ter diversas alternativas para entretenimento no formato de conteúdo on demand. Apesar do controle não facilitar o acesso aos canais de TV, navegando pelo sistema é muito fácil encontrar as opções condizentes com o gosto pessoal.

Continua após a publicidade

Outra característica do Tizen está relacionada com a organização dos aplicativos no menu principal. Eles ficam ajustados por categoria para facilitar a busca em larga escala. Além dos apps, a Samsung AU7700 tem alguns jogos semelhantes ao Flappy Bird.

Porém, o principal destaque dessa interface é a compatibilidade com as assistentes de voz Alexa e Google Assistente. Assim, o usuário tem como realizar ações relacionadas com as inteligências artificiais do Google e Amazon.

Isso permite a comunicação com outros dispositivos, bem como a adição da TV dentro do ecossistema de equipamentos compatíveis com as assistentes de voz, dando um uso adicional ao eletrônico.

Outra opção exclusiva para quem tem celulares da Samsung é presença da Bixby, e a integração com a assistente virtual da empresa permite uma sincronização com atividades realizadas no smartphone.

Ter a liberdade de usar a assistente virtual que eu quiser (Bixby, Alexa ou Google Assistente) é o que mais me chama a atenção na Samsung AU7700. O fato da empresa permitir que o modelo básico esteja preparado para quem deseja criar uma casa conectada demonstra a importância que a empresa dá para a integração entre dispositivos inteligentes.

Tela

A Samsung AU7700 tem tela Crystal 4K de 55 polegadas — a marca também oferece alternativas de 43, 50, 58, 60, 65, 70 e 75 polegadas — com painel VA. Esse tipo de display é muito utilizado pela marca em suas TVs de entrada.

A escolha desse visor tem como foco dar aos usuários que buscam modelos mais básicos a opção de visualizarem imagens com maior contraste e permite uma experiência próxima da implementada em smart TVs mais caras.

E a AU7700 explora bem as cores mais vívidas que esse tipo de tela pode oferecer através do recurso de HDR. Essa implementação faz toda a diferença no uso diário, seja para assistir canais de variedade ou em serviços de streaming.

É importante destacar que a Netflix é uma das plataformas mais populares do mundo, e possui compatibilidade com esse formato de transmissão. Dessa forma, é possível ter uma experiência melhorada em consumo de conteúdo.

A respeito das cores em geral, no modo de imagem padrão as cores ficam um pouco mais “lavadas”, sem muito destaque aos conteúdos coloridos. Mesmo que isso não incomode no uso diário, a Samsung poderia ter trabalhado melhor nos ajustes para deixar a coloração mais interessante.

Além disso, a nitidez da Samsung AU7700 não é das maiores, e é preciso realizar melhorias nas configurações para o resultado visual ficar melhor. Outras opções que devem ser usadas com foco em aprimorar essa experiência são os modos de imagem. A versão “Entretenimento”, na minha opinião, é a ideal, pois entrega um brilho maior e contraste aprimorado.

Sistema de som

A parte sonora da Samsung AU7700 conta com dois alto-falantes, formando um sistema estéreo de 20 W — 10 W cada um — na parte traseira. O áudio, de modo geral, é um grande atrativo para quem está em busca de uma smart TV básica.

É facilmente perceptível como os graves e agudos ficam bem definidos, e são facilmente perceptíveis no uso diário da televisão. A potência da saída de som permite que volumes maiores sejam explorados.

Mas a maior vantagem desse som robusto é não apresentar falhas em volumes maiores, nem mesmo chiados. Isso demonstra um cuidado da Samsung em entregar na AU7700 um conjunto condizente com a faixa de preço dessa TV.

O sistema de som possui o Dolby Digital Plus, e esse recurso aplicar um formato de áudio que explora ainda mais a alta definição para entregar uma experiência aprimorada no consumo de conteúdos com foco em entretenimento.

Concorrentes diretos

A grande concorrente da Samsung AU7700, entre as smart TVs 4K básicas, é a LG UP7500. O modelo da outra fabricante sul-coreana é superior em qualidade de tela, pois a nitidez e o contraste das imagens ficam menos “lavados”.

O preço da UP7500 de 43 polegadas está, em média, R$ 200 abaixo do valor visto na AU7700, com o mesmo tamanho de tela, em diversas varejistas. Então, a escolha pela versão da LG vai ser um conjunto de melhorias no display com uma economia para o bolso.

Ainda assim, é preciso ter em mente que o produto da Samsung é um lançamento muito recente e que deve ficar mais barato com o passar dos meses. Como seu antecessor foi a TV mais vendida do Brasil por um bom tempo, existe a possibilidade de a AU7700 atingir uma boa faixa de preço em termos de custo-benefício.

Mas, é importante destacar que a LG UP7500 só tem suporte ao Google Assistente, e isso pode ser uma desvantagem para quem tem interesse em experimentar a Alexa ou a Bixby, limitando a usabilidade daqueles que preferem a versatilidade para criação de um ecossistema.

Conclusão

A Samsung AU7700 é uma ótima opção de smart TV com foco em qualidade geral. O design dela pode não trazer muitas novidades, quando comparado ao visual do ano passado, mas a sul-coreana fez aprimoramentos positivos e que chamam a atenção.

O áudio tem uma alta potência, e não deixa a desejar em volumes maiores. Outra característica importante desse modelo é a compatibilidade com Alexa, Google Assistente e Bixby, oferecendo a opção de uso de diferentes assistentes virtuais para aproveitar o crescimento dos dispositivos inteligentes conectados.

Porém, mesmo com essas vantagens, é preciso ter em mente que o preço recomendável desse modelo é até R$ 2.400, para a versão de 43 polegadas. Então, qualquer valor acima disso já faz dela uma opção secundária, pois com a LG UP7500 a satisfação em qualidade de imagem é muito maior.

Gostou da Samsung AU7700? Então, confira a oferta que separamos para você no link abaixo: