Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Saiba como acessar detalhes do hardware do seu Android

Por| Editado por Wallace Moté | 26 de Setembro de 2021 às 13h30

Link copiado!

Newsweek
Newsweek

Quem é entusiasta em relação a eletrônicos costuma saber várias especificações de seus dispositivos, e escolhe novos smartphones com base em números de desempenho, bateria, tela entre outros. Mas, caso seja necessário checar alguma informação já com o aparelho em mãos, o Android oferece uma página específica que reúne vários detalhes de forma fácil e rápida. É possível acessar essa tela em poucos segundos e com alguns passos simples.

Como ver detalhes de hardware no Android

Primeiro é preciso acessar as configurações gerais do smartphone, bastando selecionar o ícone correspondente na bandeja de aplicativos. Também é possível entrar no menu de ajustes por meio da central de notificações.

Continua após a publicidade

Dentro do menu de configurações, aparecerão ajustes de tela, armazenamento, bateria, entre outros. É necessário selecionar a opção “Sobre o Telefone”, geralmente localizada no final da página. Note que as imagens são capturas de tela de um dispositivo da Motorola, que traz uma interface bastante parecida com o Android puro. Os termos e localização dos comandos podem variar de acordo com a fabricante do celular.

A próxima tela mostrará vários detalhes do dispositivo, como número do telefone, status do SIM e IMEI, bastando ir até "Informações de hardware". Como algumas dessas informações são confidenciais, a imagem foi editada para preservar a privacidade do usuário.

Continua após a publicidade

O smartphone deverá abrir uma página com vários detalhes de hardware do dispositivo, como memória RAM, armazenamento, resolução de tela, informações de câmera, cartão SIM e outros dados.

Método alternativo por aplicativo

Continua após a publicidade

Caso os dados fornecidos pelo sistema não sejam suficientes ou satisfatórios, existe um grande número de aplicativos que costumam trazer informações bem mais completas sobre o hardware dos smartphones e tablets Android. 

O mais popular deles, provavelmente, é o AIDA64, que conta com mais de 10 milhões de downloads na Play Store e permite identificar desde detalhes simples como resolução da tela até outros mais complexos como sensores habilitados e redes suportadas pelo aparelho. O app tem download gratuito, mas cobra R$ 5,75 para remoção dos anúncios.

Com esses passos simples, é possível ver vários detalhes dos compontentes do smartphone. Porém, é preciso ter em mente que cada fabricante tem a liberdade de dispor mais ou menos informações dentro do sistema, e também fornecer caminhos distintos para chegar a esse objetivo.