Realme GT 8 Pro chegará ao Brasil com chip poderoso e módulos na câmera
Por André Lourenti Magalhães • Editado por Bruno De Blasi | •

A Realme anunciou a versão global do GT 8 Pro, novo flagship da fabricante chinesa. O celular com IA e módulo de câmera destacável chegará ao Brasil como o primeiro modelo no país a contar com chip Snapdragon 8 Elite Gen 5, informou a fabricante ao Canaltech nesta quinta (20).
- Qual é o "melhor celular chinês" do Brasil? Xiaomi, Jovi, Oppo, Honor ou Realme
- 7 motivos para celulares chineses terem ficado tão caros no Brasil
O GT 8 Pro foi lançado inicialmente na China durante o mês de outubro. A versão que chegará ao país conta com Android 16 instalado na interface Realme UI 7.0, com visual inspirado em efeitos de vidro e transparência (bem similar ao iOS).
Câmera se destaca pela qualidade e pelos módulos
Um dos fatores mais interessantes do Realme GT 8 Pro é o conjunto de câmeras assinadas pela marca Ricoh.
O modelo tem ultrawide de 50 MP, teleobjetiva de 200 MP e sensor 1/1.56” para fotos em zoom de até 12 vezes sem perda de qualidade.
O pós-processamento da Ricoh traz modos para fotografar em distâncias de 28 mm e 40 mm, além de contar com tons clássicos de filmes, o que permite uma experiência parecida com a de uma câmera analógica.
Na parte visual, os módulos de câmera destacáveis trazem uma nova opção para personalizar o celular. É possível escolher entre três estilos diferentes (redondo, quadrado ou robô) e trocar as ilhas rapidamente ao desparafusá-las.
Primeiro com Snapdragon 8 Elite Gen 5
O processador também chama a atenção no flagship da Realme, que traz ao Brasil o Snapdragon 8 Elite Gen 5 — mesmo chip usado no Xiaomi 17.
O aparelho tem um conjunto de dois chips. acompanhado do Hyper Vision+ AI para trazer renderização paralela com a GPU. No total, o conjunto atingiu pontuação de 4 milhões de pontos em testes do AnTuTu.
A bateria é de 7.000 mAh, com carregamento rápido de 120 W via cabo e 50 W sem fio. A tela AMOLED de 6,79 polegadas tem brilho máximo de 7 mil nits e taxa de atualização de 144 Hz.
Android 16 e muita IA
Todo o poder de processamento pode ser aproveitado nas tarefas de IA do sistema, como o AI Notify Brief, para resumir notificações e lembretes importantes ao longo do dia, e o AI Framing Master, com dicas de enquadramento para melhorar as fotos.
A barra lateral do GT 8 Pro suporta até 12 aplicativos e permite rodar apps pesados em segundo plano. Além disso, os gamers podem aproveitar o AI Highlight para cortes automáticos de cenas em jogos. A interface Realme UI 7.0 aposta nos efeitos de transparência e lembra muito o Liquid Glass do iOS 26, da Apple.
Realme GT 8 Pro: preço e especificações
Por enquanto, a fabricante ainda não definiu o preço e a data de lançamento no Brasil. As especificações, com base nos dados oficiais e na versão chinesa, são:
- Tela: AMOLED de 6,79 polegadas, com resolução de 3.136 x 1.440 pixels, taxa de atualização de 144 Hz, brilho máximo de 7.000 nits, suporte a HDR e Dolby Vision;
- Processador: Qualcomm Snapdragon 8 Elite Gen 5;
- Memória RAM: 12, 16 GB;
- Armazenamento interno: 256 GB, 512 GB, 1 TB;
- Câmera traseira: 50 MP (principal) + 200 MP (telefoto) + 50 MP (ultrawide);
- Câmera frontal: 32 MP;
- Bateria: 7.000 mAh, carregamento de 120 W, recargas sem fio de 50 W;
- Dimensões: 161,8 x 76,9 x 8,2 mm, 214 g ou 218 g;
- Extras: conectividade 5G, Wi-Fi 7, Bluetooth 6.0, NFC, leitor de digitais na tela;
- Cores disponíveis: Azul, Verde, Branco;
- Sistema operacional: Android 16, Realme UI 7.0.
Leia também:
- Realme 15 ou 15 Pro? Qual top chinês você deve comprar?
- É melhor tirar fotos com ou sem flash no celular? Veja cada caso
- Qual é o melhor celular chinês para comprar no Brasil durante a Black Friday?
VÍDEO: Realme 14 Pro+ é GAMER ou INTERMEDIÁRIO? O celular que a traseira muda de cor com o Frio