Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Quase 1 a cada 4 celulares vendidos no mundo em 2022 foi um Samsung Galaxy

Por| Editado por Wallace Moté | 20 de Abril de 2022 às 07h45

Link copiado!

Ivo Meneghel Jr/Canaltech
Ivo Meneghel Jr/Canaltech

Novos relatórios da agência Canalys apontam que a venda de smartphones sofreu uma queda de 11% no primeiro trimestre deste ano, em comparação com o final de 2021. Mesmo assim, a Samsung obteve resultados que garantiram a retomada da liderança entre as marcas que mais vendem celulares, posto que estava ocupado pela Apple.

Empresa1º Trimestre - 20214º Trimestre - 20211º Trimestre - 2022
Samsung22%20%24%
Apple15%22%18%
Xiaomi14%12%13%
Oppo11%9%10%
Vivo Mobile10%8%8%

Todas as movimentações visualizadas são consideradas naturais pelos analistas, já que os primeiros meses do ano costumam ser menos agitados historicamente. Porém, fatores adicionais como a guerra na Ucrânia, lockdowns na China e aumento generalizado no preço dos aparelhos contribuíram para que os efeitos fossem sentidos de forma mais aguda.

Continua após a publicidade

A mudança no topo da lista também é normal, já que o período com as maiores vendas da linha iPhone 13 já passou. O retorno da Samsung à liderança é resultado do lançamento dos seus prinicpais aparelhos topos de linha e intermediários — com as séries Galaxy S22 e Galaxy Ax3, respectivamente.

Portanto, a marca coreana atingiu 24% da fatia de mercado — quase 1/4 do total —, um aumento de quatro pontos percentuais em comparação com o último trimestre de 2021. Os números também são positivos quando confrontados com o início do ano passado, quando a empresa obteve 22%.

A Apple permanece como uma forte concorrente ao ter 18% do total de smartphones vendidos no planeta, proporção maior do que os 15% vistos no início de 2021. A marca pretende aumentar sua força no mercado mesmo depois da temporada dos principais iPhones, especialmente com o iPhone SE 2022 — porém, as vendas do aparelho permanecem abaixo do esperado.

Continua após a publicidade

Na sequência, a Xiaomi permanece na terceira colocação com 13% do mercado, uma pequena queda em relação ao mesmo período do ano passado. A quarta colocada é a Oppo (que também inclui a OnePlus), em que os 11% registrados representam pouca variação comparada aos 10% de 2021.

A quinta colocada ainda é a Vivo Mobile, que atinge 8% das vendas no mundo inteiro. O mercado é completado com as diversas outras marcas disponíveis, que somadas atingem 28% dos aparelhos comercializados.

Especialistas de mercado afirmam que os próximos meses deverão ser mais positivos para as marcas de smartphones, pois existe uma expectativa para a amenização da crise global dos semicondutores. Caso confirmada, os dispositivos eletrônicos poderão ter preços reduzidos, o que aumenta a demanda.

Fonte: Canalys