Qualcomm e Sony fecham parceria para smartphones Xperia mais potentes
Por Victor Carvalho • Editado por Wallace Moté |
Com objetivo de ampliar a potência de smartphones equipados com processadores Snapdragon, a Qualcomm acaba de anunciar uma colaboração com a Sony para desenvolvimento de celulares de próxima geração.
- Sony Xperia Pro-I II pode ter dois sensores de 1 polegada
- Fones de ouvido Sony WF-1000XM5 ganham detalhes de áudio, bateria e mais
Em nota à imprensa, a Qualcomm afirma que, "por meio dessa colaboração, as duas empresas pretendem ultrapassar os limites do que é possível na tecnologia móvel, oferecendo aos usuários experiências inigualáveis e impulsionando o progresso na indústria de smartphones."
É dito que ambas as empresas unirão esforços para integrar as "avançadas plataformas móveis Snapdragon" próximos lançamentos de smartphones da Sony, "fornecendo aos usuários funcionalidade aprimorada, maior desempenho e experiências de usuário mais imersivas".
Xperia Pro e Compact os primeiros beneficiados?
Embora a Sony tenha apresentado há poucas semanas os novos Xperia 1 V com Snapdragon 8 Gen 2 e Xperia 10 V com Snapdragon 695, há indícios que mais smartphones da marca possam estrear no futuro próximo.
O Xperia Pro-I II seria um destes modelos, apontados com foco ainda maior em câmera adotando dois grandes sensores fotográficos de 1 polegada cada e podendo trazer como diferencial uma maior integração com o futuro chip Snapdragon 8 Plus Gen 2 ou até mesmo 8 Gen 3, cujo lançamento está marcado para outubro.
Rumores também apontam que a Sony estaria considerando o retorno da linha Xperia Compact com a estreia do seu primeiro smartphone dobrável com processador de alto desempenho, sendo este outro modelo ideal para estrear a parceria com a Qualcomm.
“Estamos entusiasmados em continuar trabalhando com nossa parceira de longa data, a Sony, para oferecer a próxima geração de tecnologias móveis premium aos consumidores”, disse O.H. Kwon, vice-presidente sênior da Qualcomm. “Esta colaboração é uma excelente oportunidade para oferecermos experiências de usuário inovadoras para ajudar a atender às demandas dos consumidores em todo o mundo”.
Tsutomu Hamaguchi, chefe da unidade de negócios de comunicações móveis da Sony Corporation, afirma que “o Xperia 1 V, que é o mais recente smartphone carro-chefe da Sony equipado com a plataforma móvel Snapdragon 8 Gen 2, foi muito bem recebido pelos clientes. Esperamos continuar nosso trabalho com a Qualcomm Technologies para oferecer experiências premium e atraentes em futuros smartphones equipados com processadores Snapdragon.”
Mais detalhes relacionados aos futuros equipamentos devem surgir nos próximos meses, incluindo informações mais esclarecedoras a respeito dos benefícios da parceria entre Qualcomm e Sony para consumidores. Será que teremos um "Snapdragon 8 Gen 3 for Xperia" a caminho, já que a Samsung pode voltar a lançar seu próprio chip Exynos top de linha com o Galaxy S24?