Qual foi o melhor celular top de 2025? Veja as escolhas da equipe Canaltech
Por Bruno Bertonzin • Editado por Léo Müller |

O segmento de smartphones topo de linha em 2025 mostrou o contraste entre o refinamento de software e a evolução de hardware. De um lado, a aposta pesada em Inteligência Artificial para produtividade e a manutenção de recursos exclusivos; do outro, saltos em zoom óptico, renovação visual e a busca por um gerenciamento térmico eficiente.
- Review Galaxy S25 Ultra | Muita evolução na inteligência artificial
- iPhone 17 Pro é a mudança que a Apple precisava, mas não é tudo isso
E, em meio a essa batalha de gigantes pelo consumidor mais exigente, o Canaltech selecionou os destaques e elegeu o melhor celular avançado do ano. Confira os finalistas:
- 🥇 Galaxy S25 Ultra;
- 🥈 iPhone 17 Pro;
- 🥉 iPhone 17 Pro Max, Xiaomi 17 Pro Max e RedMagic 11 Pro.
Como foi a votação
A consistência da Samsung garantiu a liderança isolada. O Galaxy S25 Ultra conquistou a preferência da equipe com quatro votos. O iPhone 17 Pro aparece na segunda posição com dois votos. iPhone 17 Pro Max, Xiaomi 17 Pro Max e RedMagic 11 Pro fecham a lista de menções com um voto cada.
O campeão: Galaxy S25 Ultra
O Galaxy S25 Ultra se mantém como a referência no universo Android. O modelo conquista os especialistas pelo pacote completo, impulsionado pela caneta stylus e pela integração profunda com recursos de IA.
Amanda Abreu, apresentadora, resume a posição do aparelho no mercado:
"É a melhor experiência da Samsung e dos Androids no geral, ao pensar no mainstream. Oferece a experiência mais premium da marca: processador topo de linha, bastante RAM, câmeras excelentes e a S Pen, que é um grande diferencial do modelo".
Para Renato Moura Jr, analista de produtos, o software é o fiel da balança: "Ainda oferece a melhor combinação de recursos frente à concorrência, especialmente em termos de IA".
Vinicius Moschen, redator na editoria de produtos, concorda sobre a solidez da linha:
"Embora não tenha grandes revoluções há alguns anos, a linha ainda é imbatível em experiência premium. E ainda tem a caneta S Pen, que é uma adição interessante e quase exclusiva".
Segundo lugar: iPhone 17 Pro
A Apple garantiu a vice-liderança com o iPhone 17 Pro, que focou em upgrades físicos significativos.
Leonardo Müller, editor de produtos, compara as estratégias:
"Enquanto S25 Ultra trouxe melhorias em IA, o iPhone 17 Pro trouxe um visual renovado, mais bateria e câmeras significativamente melhores".
Wendel Martins, redator e analista, detalha os avanços ópticos:
"Trouxe melhorias relevantes nas câmeras, como o zoom óptico de 8x na traseira e o center stage e maior resolução na câmera frontal".
Outros finalistas
Outros três modelos receberam votos por motivos específicos: vídeo, inovação e desempenho bruto.
Gabriel Rimi, gerente de vídeo, defende o iPhone 17 Pro Max pela correção de rotas:
"O iPhone 17 Pro Max pega todos os defeitos que se tornaram característicos da Apple na série de topo de linha e deu uma virada. Manter o preço com o mercado atual foi algo que eu não previa. Gerenciar melhor a temperatura também fez com que o celular fosse, pela primeira vez, um aparelho confiável em termos de gerenciamento térmico. Ao aliar isso ao melhor conjunto de câmeras para vídeo que eu já usei, inclusive com a câmera de selfie, ele realmente me surpreendeu".
O Xiaomi 17 Pro Max aparece pela ousadia. Pedro Cipoli, apresentador, justifica: "Além do conjunto em si, é talvez um dos únicos modelos do ano que ofereceu algo realmente diferente".
Por fim, o RedMagic 11 Pro atrai quem busca performance extrema. Adriano Ponte, apresentador, é direto: "Único do planeta com este chip que mantém performance sustentada".
Leia mais no Canaltech: