Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Procon-SP notifica Apple e Samsung pela falta de carregador em novos celulares

Por| Editado por Claudio Yuge | 27 de Setembro de 2021 às 16h20

Link copiado!

Pixabay
Pixabay

*Atualizado na noite desta terça-feira (28) com o posicionamento da Samsung.

O Procon-SP já está de olho nos novos celulares da Apple e da Samsung. O motivo? O fato de eles não virem com carregadores na caixa.

Ano passado, o Procon-SP já havia entrado em conflito com as empresas pelo mesmo motivo, resultando em uma multa de R$ 10,5 milhões para a Apple e em um acordo com a Samsung para que a empresa coreana fornecesse gratuitamente o carregador para os usuários que realizaram a pré-venda do Galaxy S21.

Continua após a publicidade

A Apple após algum tempo também concordou em disponibilizar carregadores para iPhone 12 de forma gratuita, porém isso não fez com que o Procon-SP retirasse a multa da empresa.

Já a Samsung, após o fim do prazo do acordo, parou de distribuir gratuitamente os carregadores para donos do Galaxy S21.

Agora, com o lançamento dos vários modelos do iPhone 13, do Galaxy Z Flip 3 e do Galaxy Z Fold 3, todos confirmados que não irão contar com o carregador na caixa, o Procon-SP promete uma atuação mais incisiva contra as empresas.

Continua após a publicidade

Casos parecidos também ocorrem na França, onde as leis locais obrigam a Apple a incluir EarPods com fio em todos os modelos de iPhone vendidos no país.

Os motivos do Procon-SP

Em entrevista para o TechTudo, o diretor-executivo do Procon-SP, Fernando Capez, afirmou que o consumidor brasileiro espera que o smartphone venha com o carregador, e que, no caso de isso não ocorrer, a informação seja bem clara no marketing do produto.

Continua após a publicidade

Os sites oficiais do iPhone 13, do Galaxy Z Flip 3 e do Galaxy Z Fold 3 têm a informação que o carregador não está incluso com os aparelhos, mas Capez, ainda na entrevista para o TechTudo, afirma esse dado não está disponível de forma clara, sendo praticamente escondido nos outros dados disponíveis nas páginas.

Capez, ainda em entrevista para o TechTudo, finaliza aconselho que consumidores que se sentirem lesados pelas empresas procurem um juizado de pequenas causas, e peçam ao juiz que determine a entrega gratuita do carregador pelas companhias. O diretor-executivo do Procon-SP também afirmou que o órgão está estudando uma ação coletiva contra a Apple e a Samsung.

Samsung responde

Continua após a publicidade

A Samsung encaminhou um posicionamento sobre a notificação do Procon-SP ao Canaltech na noite desta terça-feira (28)

A Samsung informa que recebeu no dia 28 de setembro a notificação em questão e responderá ao órgão competente. A Samsung reforça que com o objetivo de minimizar o uso e descarte de materiais que podem impactar o meio ambiente, está fazendo a transição para a remoção do plugue do carregador e dos fones de ouvido em nossa mais recente linha de smartphones Galaxy. É importante ressaltar que usamos uma porta de carregamento padronizada (tipo USB-C) desde 2017, tornando os carregadores já anteriormente presentes no mercado compatíveis com nossos dispositivos Galaxy mais recentes. O cabo USB-C está incluso, conforme adequadamente informado ao consumidor.