Processador do Galaxy S26: Samsung anuncia Exynos 2600 de 2 nm
Por Vinícius Moschen |

A Samsung anunciou nesta sexta (19) o Exynos 2600, primeiro processador para celulares com arquitetura de 2 nm. Na prática, isso significa que a plataforma é capaz de apresentar saltos mais significativos de performance e eficiência energética para os futuros modelos top de linha da série Galaxy S26.
- Como são fabricados os semicondutores: o processo detalhado
- 6 recursos que só existem em celulares da Samsung
O Exynos 2600 utiliza uma configuração de 10 cores, com um núcleo de máximo desempenho a 3,8 GHz, três de alta performance a 3,25 GHz e seis de eficiência energética a 2,75 GHz.
Segundo a Samsung, essa estrutura proporciona uma melhoria de desempenho de até 39% em relação ao Exynos 2500.
Além disso, o novo nó de fabricação de 2nm é 25% e 30% mais eficiente em consumo de energia do que o processo anterior de 3 nm, de acordo com informações preliminares.
Exynos 2600 tem nova solução de resfriamento
Para solucionar o histórico de superaquecimento da série Exynos, a Samsung apresentou a tecnologia Heat Path Block (HPB), que serve como uma espécie de dissipador integrado ao processador. Isso permite reduzir a resistência térmica em até 16%, de acordo com dados informados pela marca.
Além disso, pela primeira vez em anos, o modem 5G e os componentes de conectividade Wi-Fi e Bluetooth não estão integrados no SoC principal, o que ajuda a reduzir a geração de calor no chip de processamento.
Para renderizações gráficas, a plataforma tem a GPU Xclipse 960, que promete o dobro do desempenho de computação e 50% de melhoria em Ray Tracing comparado à geração anterior.
O chip traz ainda o Exynos Neural Super Sampling (ENSS), tecnologia inédita que utiliza IA para upscaling de resolução e geração de quadros, o que permite a execução de jogos mais fluída com menor consumo de energia.
O processador suporta dispositivos com telas 4K em taxas de atualização de até 120 Hz, além de reprodução HDR10+.
Já a inteligência artificial recebeu uma atualização, com salto de 113% no desempenho, o que entrega performance inédita em modelos generativos que rodam localmente.
Há ainda o suporte para aparelhos com sensores de câmeras de até 320 MP, além de Zero Shutter Lag para fotos de até 108 MP. Em vídeo, há como alcançar gravação em 8K a 30fps ou 4K a 120fps com HDR, se os componentes de câmera forem aptos para isso.
Há suporte para memória LPDDR5X e o padrão UFS 4.1, ambos padrões avançados da atualidade.
Embora a Samsung não tenha confirmado oficialmente os dispositivos que receberão o Exynos 2600, espera-se que o processador esteja equipado nos modelos Galaxy S26 e S26 Plus em mercados selecionados. No entanto, rumores já indicaram que o chip pode ter exclusividade para unidades vendidas na Coreia do Sul.
Plataformas concorrentes esperadas em processo de 2 nm, como o Snapdragon 8 Elite Gen 6 e o Dimensity 9600, produzidos pela TSMC, devem chegar ao mercado apenas no final de 2026.
Leia mais no Canaltech:
- Qual foi o melhor lançamento da Samsung em 2025? O que diz a equipe do Canaltech
- Galaxy S26 chegando: 8 novidades que esperamos no top da Samsung em fevereiro
- "Arma secreta" da Xiaomi pode virar o jogo e deixar Samsung e Apple para trás