Patente da Xiaomi usa tela flexível para ressuscitar os celulares deslizantes

Patente da Xiaomi usa tela flexível para ressuscitar os celulares deslizantes

Por Rubens Eishima | 21 de Setembro de 2020 às 13h45
Xiaomi/WIPO

Em mais uma de suas diversas patentes, a Xiaomi registrou um aparelho celular que usa uma tela flexível para ocultar componentes secundários. O modelo permite deslizar o painel para utilizar recursos como a câmera de selfie e outros sensores, de maneira semelhante à adotada no ousado Mi Mix 3.

Diferentemente do celular lançado há quase dois anos, porém, o deslizamento da tela não aumenta o espaço do celular no modelo da patente. Isso porque o aparelho descrito simplesmente desliza a tela para a parte traseira.

Deslizamento da tela expõe a câmera de selfie (imagem: Xiaomi/WIPO)

A patente justifica a ideia argumentando que ela permite aumentar a proporção de tela na face frontal do aparelho, problema “resolvido” com o mecanismo do Mi Mix 3 ou então com o uso de câmeras embutidas sob a tela.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Entre as ilustrações que acompanham o registro estão duas que mostram que a ideia poderia ser aplicada também em um smartphone cuja tela desliza para o lado, envolvendo uma das laterais do aparelho. A ideia lembra um pouco o conceito Mi Mix Alpha e sua tela “abraçando” quase todo o celular.

Ideia poderia ser aplicada com mecanismo lateral (imagem: Xiaomi/WIPO)

Assim como tantas outras patentes da Xiaomi, o novo registro não indica que a empresa esteja trabalhando para trazer o conceito ao mercado. Mas as ideias descritas poderiam ser aplicadas a um novo modelo da família Mi Mix, o jeito é esperar para ver.

Fonte: WIPO  

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.