Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

OPPO pode ter vendas liberadas na Alemanha com acordo simples, afirma Nokia

Por| Editado por Wallace Moté | 17 de Agosto de 2022 às 09h38

Link copiado!

Oppo
Oppo
Tudo sobre Oppo

Alguns dias atrás, a OPPO teve que paralisar suas vendas de smartphones na Alemanha por conta de uma disputa de licenças com a Nokia. Agora, a marca finlandesa fez sua manifestação oficial em relação ao caso, em resposta ao portal Android Police.

A empresa confirmou que o banimento das vendas foi imposto pela Corte Regional de Munique I, por conta do direito de patentes relacionadas à utilização de tecnologias 4G. Além da OPPO/OnePlus, outras marcas do grupo BBK Eletronics também passam por processos semelhantes em outros países.

Continua após a publicidade

De acordo com a Nokia, “a forma mais fácil de a OPPO resolver este problema é renovar suas licenças em termos justos”. A empresa ainda ofereceu uma mediação neutra e independente, algo que foi rejeitado pela companhia chinesa.

Como já tinha sido informado em notícias anteriores, a OPPO considera abusivos os valores cobrados pela Nokia para as patentes. Estima-se que o preço a ser pago ficaria em torno de € 2,50 (cerca de R$ 13 em conversão direta) por aparelho vendido, uma cifra que se torna bastante expressiva quando multiplicada por aproximadamente 200 milhões de unidades fabricadas anualmente.

Por isso, a decisão estratégica de momento na OPPO é não pagar as tarifas, e sofrer as consequências necessárias. Afinal, o cumprimento das medidas exigiria uma reengenharia financeira bastante extensa na marca, com um provável aumento de preços ao longo de toda a sua linha de smartphones.

Continua após a publicidade

As ações legais da Nokia contra OPPO/OnePlus e outras marcas do grupo BBK estão acontecendo em países como a França, Reino Unido, Espanha, Holanda, Suécia e Finlândia. Entretanto, processos semelhantes na Índia seriam mais preocupantes para as marcas, já que se trata de um mercado muito mais extenso.

Fonte: Android Police