Publicidade

Oppo apresenta tecnologia de câmera retrátil para celulares

Por| Editado por Wallace Moté | 07 de Dezembro de 2021 às 11h24

Link copiado!

Divulgação/Oppo
Divulgação/Oppo
Tudo sobre Oppo

A Oppo poderá implementar uma solução curiosa para as câmeras dos seus próximos celulares. Um vídeo publicado pelo perfil oficial da companhia no Twitter mostra um modelo que traz lentes retráteis, que podem se estender alguns mílimetros para fora do corpo do dispositivo, por meio de uma engrenagem mecânica.

A tecnologia pode ser uma solução viável para a aplicação de zoom óptico considerável, sem a necessidade de o aparelho ter um módulo de câmeras com espessura muito superior a outras partes da tampa traseira — este é um dos aspectos de design mais criticados em vários aparelhos topos de linha, como o Mi 11 Ultra da Xiaomi ou o Galaxy S21 Ultra da Samsung.

Continua após a publicidade

Não é a primeira vez que estruturas mecânicas são implementadas em câmeras de celulares, pois vários modelos já foram lançados com câmeras frontais no estilo pop-up. Mesmo que as companhias costumem garantir o funcionamento correto dessas soluções por um considerável período de uso, existe uma certa desconfiança por parte dos usuários em relação à durabilidade de dispositivos com elas.

Além disso, peças móveis costumam ter menor resistência contra água e poeira — porém, esta situação é considerada no conteúdo publicado pela Oppo, que mostra o funcionamento do dispositivo mesmo sob a aplicação de um spray líquido bastante forte.

Continua após a publicidade

A resistência a choques é outro problema que teria sido solucionado pela companhia chinesa. O vídeo mostra que o conjunto de lentes conseguiria sobreviver a tombos acidentais, mesmo que elas aconteçam ao mesmo tempo do acionamento da parte mecânica — outras marcas também já apresentaram soluções para esta situação, como o mecanismo que "fecha" a câmera rapidamente quando é detectada uma queda livre.

Apesar de ser uma novidade para celulares, as movimentações nas lentes são mais comuns em câmeras maiores, que apresentam variações de distâncias focais e podem alcançar maiores níveis de zoom óptico. Nesses casos, o acionamento pode ser feito de forma eletrônica no corpo da câmera, ou mesmo manualmente por meio de coroas nas lentes.

Continua após a publicidade

A Oppo não divulgou qual será o primeiro smartphone a vir com a nova tecnologia, mas aproveitou o alcance da postagem para divulgar a próxima edição do Inno Day, evento anual em que a companhia mostra suas soluções inovadoras. Com isso, o sistema retrátil pode até mesmo ser apresentado de forma oficial, mas sem ser relacionado com um aparelho em específico — em edições anteriores, a marca já exibiu sua tela rolável em um modelo que nunca foi lançado, por exemplo.

Fonte: Twitter/Oppo