Publicidade

O que significa a medida em nanômetros (nm) nos chips de celular?

Por  • Editado por Léo Müller | 

Compartilhe:
Divulgação/Samsung
Divulgação/Samsung

Chips de celular avançados, como o Snapdragon 8 Elite (Qualcomm), A18 (Apple) e Dimensity 9400 (MediaTek), se destacam por usar tecnologia de 3 nanômetros (nm). Mas o que isso significa? Essa unidade de medida é comum em eletrônicos e ajuda a indicar o quão moderno e eficiente um processador é. Quanto menor o número, mais transistores cabem no chip, resultando em um desempenho superior.

O que significa nanômetro (nm)?

Em poucas palavras, o nanômetro é a unidade de medida de comprimento que corresponde a 1 bilionésimo de 1 metro. Ou seja, 1 metro dividido por 1 bilhão. O símbolo utilizado internacionalmente é "nm".

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

No mundo dos eletrônicos, essa métrica é conhecida por medir a distância entre transistores de processadores, GPUs, microchips, memória, SSDs, entre outros. Este processo de impressão dos circuitos é chamado de "litografia". 

Para efeito de comparação, um fio de cabelo humano ou uma folha de papel contam com cerca de 100.000 nm de espessura, de acordo com a National Nanotechnology Initiative.

O que são os nanômetros nos chips de celular?

Nos processadores de smartphones, os nanômetros indicam a distância entre os transistores. Estes transistores, por sua vez, são semicondutores responsáveis pela passagem de corrente elétrica.

Os chips de celular são compostos por bilhões de transistores, responsáveis pelo processamento dos dados necessários para a realização das tarefas.

Neste segmento, marcas como Qualcomm, MediaTek, Samsung e Apple são os principais nomes, mas a principal fabricante por trás dos chips é a Taiwan Semiconductor Manufacturing Company (TSMC).

Continua após a publicidade

As empresas terceirizam a fabricação para a empresa de Taiwan, que se destaca como a maior produtora de semicondutores do mundo.

Quanto menor o número de nanômetros, melhor?

De forma geral, quanto menor for o número de nanômetros, melhor, já que isso significa que mais transistores podem ser alocados no mesmo espaço. 

Com mais transistores, a capacidade de processamento cresce. A "comunicação" entre eles, isto é, a eletricidade, é feita em maior velocidade, já que estão mais próximos. Ou seja, menos nanômetros significam mais desempenho.

Continua após a publicidade

Da mesma maneira, o consumo de energia é mais baixo em chips com menos nanômetros, considerando que os elétrons precisam percorrer uma distância menor.

Além disso, quanto maior for o processador do celular (com mais nanômetros), maior será a chance de ele esquentar. Neste sentido, as marcas vêm trabalhando cada vez mais em sistemas de refrigeração eficientes, principalmente em dispositivos menores, como celulares.

Leia mais

Continua após a publicidade

VÍDEO: Seu celular é assim POR DENTRO no MICROSCÓPIO - O que são os NANÔMETROS dele?

Fonte: National Nanotechnology Initiative

Seu resumo inteligente do mundo tech!Assine a newsletter do Canaltech e receba notícias e reviews sobre tecnologia em primeira mão.
*E-mail
*