Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

O que esperar dos novos Samsung Galaxy Z Fold 4 e Z Flip 4

Por| Editado por Wallace Moté | 21 de Julho de 2022 às 16h50

Link copiado!

Reprodução/Samsung
Reprodução/Samsung

A Samsung irá realizar no dia 10 de agosto a segunda edição do evento especial Galaxy Unpacked deste ano para anunciar seus novos smartphones dobráveis. E é claro que, como sempre, vazamentos já revelam antecipadamente o que podemos esperar dos novos Galaxy Z Fold 4 e Galaxy Z Flip 4, que devem chegar com ficha técnica de alto desempenho, pequenas mudanças visuais, câmeras melhores e construção mais refinada.

Galaxy Z Fold 4

O modelo mais poderoso e caro da dupla deve estrear com o mesmo formato de borboleta que as edições anteriores, contendo display externo rígido de 6,2 polegadas e um painel interno flexível de 7,6 polegadas.

Continua após a publicidade

Em contrapartida, são esperadas mudanças nas dimensões do corpo. Enquanto o atual Galaxy Z Fold 3 possui 158,2 x 128,1 x 6,4 mm (altura, largura e espessura), o futuro Z Fold 4 é esperado com 155 x 130 x 7,1 mm, sendo mais baixo e ligeiramente mais largo e espesso.

Tal mudança será perceptível na pegada do dispositivo, uma vez que a tela externa é uma das maiores críticas ao Z Fold 3 por ser muito alta e estreita, dificultando a digitação e atrapalhando a visualização em alguns aplicativos.

O painel interno também deve ganhar UItra Thin-Glass (UTG) mais resistente, além de oferecer alta taxa de atualização e a segunda geração de câmera sob a tela da Samsung, que deve incluir melhorias em qualidade, definição, cor e contraste.

Continua após a publicidade

Em relação ao design, imagens recentes mostram que a Samsung deve manter o visual conhecido e módulo de câmera idêntico ao do Z Fold 3 — diferente do que era esperado inicialmente com lentes individuais projetadas para fora do corpo.

Embora rumores indiquem a existência de uma versão na cor vermelha, apenas os modelos bege, preto, azul e verde surgiram até o momento. Não há indícios se todas as opções estarão disponíveis no Brasil.

Para as câmeras, o dobrável deve apostar em um sensor principal de 50 MP, lente ultrawide com 12 MP e lente telefoto com 12 MP, deixando de lado lente periscópio do Galaxy S22 Ultra com até 100x de aproximação. A câmera frontal é esperada com 10 MP, enquanto a nova câmera frontal interna sob a tela teria 16 MP.

Continua após a publicidade

O leitor biométrico lateral será mantido, bem como o posicionamento dos alto-falantes, microfones e conector USB-C. Por fim esperamos que a Samsung apresente novidades para a dobradiça, apostando em um mecanismo mais discreto e ainda mais resistente para conquistar quem busca um dobrável de última geração.

Haviam rumores de que a Samsung poderia integrar a S Pen dentro do corpo do Z Fold 4 de forma semelhante ao Galaxy S22 Ultra, deixando de vender o acessório separadamente. Entretanto, tal expectativa cai por terra graças à recente certificação na Anatel que não exibe o acessório incluso.

O preço do dobrável ainda pode ser "um pouco mais barato" no modelo base, embora seu preço seja desconhecido.

Continua após a publicidade

Atualmente o Galaxy Z Fold 3 é vendido nos Estados Unidos por US$ 1.799, enquanto no Brasil o aparelho foi lançado a partir de R$ 12.799. Ele seria disponibilizado em quatro opções de memória — 128 GB, 256 GB, 512 GB e 1 TB, com a última tendo comercialização restrita.

Galaxy Z Flip 4

Também já homologado pela Anatel no Brasil, a versão mais compacta da dupla dobráveis deve manter o visual do Galaxy Z Flip 3 com dobradiça dividindo o dispositivo ao meio na horizontal.

Continua após a publicidade

Certificações já confirmaram que o novo Z Flip 4 terá bateria maior que a geração atual, agora com 3.700 mAh em vez de 3.300 mAh, o que deve ser suficiente para algumas horas a mais de uso ao ser combinado com o novo processador Snapdragon 8 Plus Gen 1 mais eficiente.

O dobrável ainda deve manter a tela interna flexível de 6,7 polegadas com alta taxa de atualização de 120 Hz para navegação fluida, além de oferecer display externo para fácil acesso às notificações, controle de música, atalhos e mais, agora com 2,1 polegadas.

Por ser muito mais barato que o Z Fold 4, o smartphone apostará em conjunto duplo de câmeras com sensores de 12 MP para a lentes principal e ultrawide, com câmera frontal de 10 MP posicionada em um furo centralizado no topo do display flexível.

Continua após a publicidade

Ambos os dispositivos serão equipados pelo novo chip Snapdragon 8 Plus Gen 1 da Qualcomm fabricado pela TSMC após problemas de desempenho do Snapdragon 8 Gen 1 fabricado pela Samsung, entregando maior performance, estabilidade e eficiência.

Os smartphones também devem adotar a certificação IPX8 para proteção contra água, garantindo alta resistência e durabilidade ao aparelho que muitos ainda julgam ser frágil.

Samsung Unpacked acontece em agosto

Continua após a publicidade

A Samsung confirmou que o próximo evento Unpacked será realizado no dia 10 de agosto. Em um teaser divulgado pela empresa, vemos a data do anúncio e a lateral do Galaxy Z Flip 4 formando uma seta para a palavra "hoje". Outra interpretação sugere que o Z Flip 4 teria formato do sinal ">", indicando que o dia 10 de agosto é mais interessante do que hoje.

De toda forma, além da apresentação dos novos Galaxy Z Flip 4 e Z Fold 4, a Samsung deve anunciar outros produtos no evento Unpacked, incluindo o relógio inteligente Galaxy Watch 5 e o novo Galaxy Watch 5 Pro, além do novo fone sem fio Galaxy Buds Pro 2.