Publicidade

Novo tipo de biometria promete aposentar Face ID e leitor de digitais; conheça

Por  • Editado por Léo Müller |  • 

Compartilhe:
Divulgação/Metalenz
Divulgação/Metalenz

Os recursos de autenticação facial em dispositivos Android devem passar por grandes melhorias em qualidade e segurança. A empresa de soluções ópticas Metalenz firmou uma parceria estratégica com a fundição de semicondutores United Microelectronics Corporation (UMC) para iniciar a produção em massa do Polar ID, uma tecnologia biométrica descrita como “compacta e avançada”. 

Esta tecnologia tem o objetivo de substituir as soluções atuais, como o Face ID usado pela Apple, por um sistema descrito como “mais simples, menor e seguro” até mesmo que leitores de digitais.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

O funcionamento do Polar ID baseia-se em uma "meta-óptica proprietária", substituindo as tradicionais pilhas de lentes por componentes ultrafinos sensíveis à polarização. 

Na prática, o sistema é integrado diretamente aos sensores e extrai informações de material e contorno a partir de uma única imagem, permitindo a distinção entre pele humana e máscaras ou fotos por meio de detecção de vivacidade.

O sistema ainda pode reduzir a complexidade e o custo em comparação às soluções existentes, com reconhecimento facial em "nível de serviços de pagamento". Além disso, sua latência de funcionamento deve ficar em apenas 180 ms.

Tecnologia de reconhecimento facial pode chegar ao Galaxy S27 Ultra

A tecnologia está pronta para integração em smartphones, IoT e outros dispositivos eletrônicos. Rumores indicam que a Samsung está testando a solução para um futuro smartphone topo de linha, possivelmente o Galaxy S27 Ultra. 

A solução já foi demonstrada em uma plataforma de referência com processadores Snapdragon, o que indica a possibilidade de uso em grande parte dos celulares que utilizam o sistema operacional Android.

Leia mais no Canaltech:

Continua após a publicidade