Novo processador permite transformar fotos em vídeos 4K direto no celular
Por Vinícius Moschen |

A MediaTek apresentou nesta quinta-feira (15) dois novos processadores para atuar no segmento avançado. Os lançamentos incluem o Dimensity 9500s, para dispositivos topos de linha, e o Dimensity 8500 voltado para celulares gamer.
Projetado para competir com as plataformas Snapdragon 8 Elite, da Qualcomm, o MediaTek Dimensity 9500s traz diversos recursos baseados em inteligência artificial.
Isso inclui as capacidades para conversão de imagem para vídeo em 4K de forma local, diretamente no celular. Portanto, dispensa o uso de internet e plataformas em nuvem para realizar tais tarefas avançadas.
Focado em inteligência artificial generativa e "Agentic AI", o processador ainda pode fazer resumos de chamadas localmente.
Já seu processador de imagem Imagiq 1090 oferece suporte para sensores de até 320 MP, embora essa resolução sequer seja usada amplamente no mercado.
Há ainda compatibilidade com gravação de vídeo em 8K 60 com HDR Dolby Vision, além de possuir motor de segmentação semântica e rastreamento de objetos por IA.
Em termos de performance geral, o componente utiliza a segunda geração da tecnologia de 3nm da TSMC, com 29 bilhões de transistores. A MediaTek adotou o design "All Big Core", que abandona totalmente os núcleos de eficiência.
Com isso, a organização de núcleos inclui:
- 1x Arm Cortex-X925: até 3.73GHz (com 2MB de cache L2);
- 3x Arm Cortex-X4;
- 4x Arm Cortex-A720.
Para o processamento gráfico, a GPU Arm Immortalis-G925 estará disponível em configurações de 11 ou 12 núcleos. Segundo a MediaTek, o sistema apresenta melhora de 119% em ray tracing para oferecer detalhes “em nível de console”.
Na prática, isso significa que o chip deve suportar a execução de jogos a 120 FPS constantes com a tecnologia ray tracing ativada.
Para a conectividade, o modem 5G alcança downloads de até 7 Gbps, além do suporte para Wi-Fi 7 com velocidades de até 6.5 Gbps. Foi introduzida ainda a "conexão direta Bluetooth" para comunicação entre telefones em um raio de até 5km sem rede celular.
O 9500s é compatível com dispositivos com telas de resoluções WQHD+ a até 180 Hz, além de ter otimização para aparelhos com painéis dobráveis em três partes.
MediaTek Dimensity 8500 foi feito para os jogos
Por sua vez, o Dimensity 8500 tem foco em levar recursos de ponta para celulares gamer com preços mais acessíveis.
Para isso, sua GPU Arm Mali-G720 MC8 promete entregar 25% mais performance de pico, enquanto o consumo de energia é 20% menor em comparação ao modelo antecessor.
Segundo a MediaTek, esse é o primeiro processador de seu segmento a trazer ray tracing realista para celulares intermediários premium. O sistema deve manter mais de 110 FPS em ambientes externos com temperaturas de 35°C.
A arquitetura também utiliza o design "All Big Core", neste caso baseado no processo de 4nm da TSMC. A configuração de oito núcleos (1+3+4) é composta exclusivamente por Cortex-A725, com frequências de até 3,4 GHz.
Na prática, o ganho de desempenho é considerado tímido: a performance de CPU é 7% superior à da geração anterior, o 8400.
A unidade de processamento neural suporta IA generativa no dispositivo para tradução em tempo real e geração de imagens.
O processador de imagem Imagiq 1080 suporta sensores de 320 MP, e tem tecnologia QPD-Bayer para foco mais ágil. O chip também inclui recursos de remoção de reflexos e brilho assistidos por IA.
Além disso, a gravação de vídeo em 4K 60 HDR consome 42% menos energia que a geração passada, como destacou a empresa.
A conectividade conta com 5G-Advanced para downloads de até 5.17Gbps, enquanto o sistema Subway Mode 2.0 permite a reconexão instantânea ao sair de zonas sem sinal. Há ainda o suporte para Wi-Fi 6E e Bluetooth 5.4.
Disponibilidade e primeiros dispositivos
O Redmi Turbo 5 Pro Max será o primeiro modelo a utilizar o Dimensity 9500s. Seu lançamento na China deve ocorrer pelo valor aproximado de 2.500 yuan, ou R$ 1.934 em conversão direta.
No mercado global, o processador deve ser disponibilizado através do smartphone POCO X8 Pro Max. Os primeiros dispositivos equipados com esses chips devem ser comercializados a partir do final deste mês.
Leia mais no Canaltech:
- iPhone 18 vazou: veja o que esperar da tela e da Ilha Dinâmica menor
- Proteja suas memórias DDR5: ladrão invade empresa e rouba 128 GB
- Celular da Samsung que dobra em 3 já começou a dar "problema da linha branca"