Novo celular chinês pode rodar DeepSeek, rival do ChatGPT, de forma nativa
Por Bruno Bertonzin • Editado por Léo Müller | •

A Nubia pode anunciar, em breve, um novo celular que rodará a inteligência artificial do DeepSeek de forma nativa. O presidente da companhia anunciou uma parceria com a desenvolvedora da IA em seu perfil no Weibo, e confirmou que o Nubia Z70 Ultra já está em testes com o serviço e deve ser o primeiro beneficiado.
- O que é DeepSeek? IA chinesa desafia big techs
- Testamos o DeepSeek: conheça os prós e contras da IA chinesa
Novas gerações de smartphones chegam com foco em IA
Ter IA embarcada parece ser o novo foco das principais fabricantes de smartphones do mundo. A Samsung, por exemplo, lançou a linha Galaxy S25 com sua própria suíte, o Galaxy AI, e ainda tem uma grande integração nativa com o Gemini — a IA generativa do Google.
Agora, a Nubia também deve entrar no jogo com a recém-anunciada parceria com a DeepSeek. Assim, seu próximo flagship, o Nubia Z70 Ultra pode ser o primeiro celular da marca a rodar nativamente a IA chinesa, que popularizou recentemente, logo após o anúncio oficial.
Ter uma IA como a DeepSeek embarcada oficialmente no celular pode ser benéfico de diversas formas para os celulares da Nubia. Além de permitir a execução offline, isso também aumenta a segurança em relação à proteção de dados.
Além de rodar a IA de forma nativa, o Nubia Z70 Ultra também deve ser equipado com o chipset Snapdragon 8 Elite. Também é esperado uma bateria de silício-carbono de 6.150 mAh e carregamento rápido de 80W.
Além da Nubia, outras chinesas também podem lançar seus próprios smartphones com integração ao DeepSeek, como Huawei, Honor e OPPO.
Leia mais notícias de tecnologia no Canaltech:
- Este celular evita que você caia no golpe da deepfake
- Review Galaxy S25 Ultra | Muita evolução na inteligência artificial
- Celular com bateria de silício-carbono fica até 3 anos sem perder carga
ASSISTA: DeepSeek x ChatGPT
Fonte: Gizmochina