Celular com bateria de silício-carbono fica até 3 anos sem perder carga
Por Bruno Bertonzin • Editado por Léo Müller |

A Honor chegou ao mercado brasileiro e trouxe oficialmente vários smartphones, além de prometer tantos outros para um futuro próximo. No evento de lançamento, a marca destacou o uso de baterias de silício-carbono em seus aparelhos e contou, em entrevista ao Canaltech, quais são as vantagens dessa tecnologia. Segundo a marca chinesa, aparelhos produzidos com essa tecnologia não registram nenhuma degradação da bateria nos 3 primeiros anos, ou seja, um celular que já está em uso por 3 anos deve segurar a mesma carga que conseguia quando era novo.
- Tudo que a Honor lançou no Brasil nesta quinta (30): celulares, relógios e mais
- Honor chega oficialmente ao mercado brasileiro com vários celulares e smartwatch
“Você consegue usar o smartphone por três anos, e após esse tempo, você tem um smartphone que entrega a máxima autonomia de bateria, mantendo sempre o máximo da sua capacidade desde que você comprou o smartphone, há três anos”, explicou um porta-voz oficial da empresa ao Canaltech.
Outros benefícios desse tipo de bateria inclui maior densidade energética. Isto é, células de silício-carbono são consideravelmente mais finas e mais leves comparadas a baterias de íons de lítio com a mesma capacidade de carga, medida em mAh.
Bateria de silício-carbono corrige um dos maiores problemas em celulares
Um dos maiores problemas de durabilidade em smartphones é relacionado a bateria. Não é incomum que celulares — independente da marca — comece a apresentar problemas com a carga ao longo dos anos. Um aparelho que antes durava um ou dois dias com uma única carga, começa a exigir carregamento diário, às vezes mais de uma vez em poucas horas.
As baterias de silício-carbono — que não são exclusividades da Honor — prometem acabar com este problema, e permitir que um celular tenha a mesma autonomia mesmo após três anos de uso.
Quais celulares contam com bateria de silício-carbono?
Atualmente, os celulares da linha Honor Magic já contam com a bateria de silício-carbono, que permite uma vida útil maior, além de mais autonomia no dia-a-dia. Assim, os modelos mais recentes, como Honor Magic 6 Lite, Magic 7 Lite, Magic 7 Pro, Magic V3, entre outros, já são equipados com o componente.
No entanto, a empresa destacou que, no futuro, deve democratizar a tecnologia Honor Silicon Carbon e levar a tecnologia para mais modelos, a fim de aumentar a durabilidade também em celulares mais acessíveis.
“A bateria de silício-carbono é desenvolvida desde 2023 e já vamos para sua terceira geração. Podemos encontrá-la em produtos da Magic Series (...) e, muito em breve, também estará disponível em modelos mais acessíveis, que teremos no Brasil e em toda a América Latina”, revela David Moheno, diretor de Relações Públicas e Comunicações da Honor para a América Latina.
Apesar de não ter destacado quais celulares, especificamente, podem ser beneficiados, é esperado que a linha Honor X — que teve três modelos oficializados no Brasil — seja incluída.
Quais celulares já possuem bateria de silício-carbono?
A Honor não é a única marca que possui celulares com bateria de silício-carbono e, além dela, outras chinesas — como a Xiaomi, Huawei, OPPO, OnePlus — também já adotaram a tencologia. Confira alguns dos modelos mais recentes que possuem o componente:
- Honor Magic 7 Lite
- Honor Magic 7 Pro
- Honor Magic V3
- Xiaomi 15
- OnePlus 13
- OPPO Find X8 Pro
- Vivo IQOO 13
- Huawei Mate XT
Leia mais notícias de tecnologia no Canaltech:
- Xiaomi dobrável terá maior bateria já vista em um celular do tipo
- Celular dobrável triplo da Huawei, Mate XT, ganha data de lançamento global
- Samsung é eleita "Melhor Marca do Mundo"; Apple nem aparece na lista
ASSISTA: Honor Magic V2: Galaxy Z Fold que se cuide!