Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Nova tecnologia da Vivo muda a cor da traseira do celular

Por| 08 de Setembro de 2020 às 11h52

Link copiado!

Reprodução/Vivo
Reprodução/Vivo

A fabricante chinesa Vivo anunciou no último dia 3 de setembro uma tecnologia que muda a cor da traseira do celular apenas apertando um botão. A solução não é nova no mercado, sendo bastante usada nos vidros e retrovisores de automóveis, e é chamada de vidro eletrocrômico, capaz de alterar sua tonalidade com o uso de energia.

A empresa não deu mais detalhes sobre como a tecnologia funciona nos smartphones, mas o princípio deve ser o mesmo usado em outras áreas: de forma resumida, os vidros são cobertos por filmes finos e transparentes especiais que, em seu estado de oxidação, apresentam alteração de coloração após reagir a uma corrente elétrica.

Como podemos observar no vídeo publicado pela fabricante, toda parte traseira, com exceção do módulo de câmeras, consegue mudar entre as cores azul e cinza quando um botão na lateral (corrente elétrica) é apertado.

Continua após a publicidade

Além das propriedades visuais, a Vivo explicou que a solução, também chamada de smart glass (vidro inteligente, em tradução livre), visa um menor consumo de energia — porém, também não explicou como isso deve acontecer.

Segundo a pesquisadora e professora associada da USP Agnieszka Joanna Pawlicka Maule, os vidros eletrocrômicos utilizam materiais biodegradáveis de baixo custo, como amido, derivados de celulose, DNA, gelatina e pectina, que "não são prejudiciais ao ambiente". Isso também pode ajudar a diminuir o custo de fabricação de um celular.

Continua após a publicidade

Disponibilidade

Infelizmente, a Vivo não revelou quando teremos um celular que mude totalmente de cor no mercado, mas, considerando o histórico de novidades da empresa, que costuma inovar no segmento com certa frequência, não deve demorar muito para sermos apresentados a um.

O que você achou da tecnologia que altera a cor do smartphone? Conte-nos abaixo nos comentários se você teria um aparelho com esse recurso!

Fonte: Vivo (Weibo); FAPESP; Engenheiro de materiais