Como funciona a assistência técnica de celulares no Brasil

Por Felipe Freitas | 05 de Setembro de 2020 às 17h00
ThisisEngineering RAEng (Unsplash)
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Entre apaixonados ou não por tecnologia, uma característica é comum entre usuários de celulares, o cuidado com seus dispositivos. Por isso após a compra de um dispositivo, é normal que o usuário procure películas de tela, capas protetoras entre outros acessórios. Mas mesmo com tantos cuidados, às vezes acidentes e imprevistos podem acontecer, tanto na parte física do celular, quanto na parte digital em seu software.

Nesses casos, é necessário entrar em contato com a assistência técnica do aparelho celular. Mas, você sabe como funcionam os serviços de assistência técnica no Brasil? Confira nosso artigo a seguir para entender melhor.

Afinal como funcionam os serviços de assistência técnica de celular no Brasil?

Cada marca normalmente trabalha seus atendimentos de uma maneira diferente, contudo, elas possuem alguns pontos em comum. O atendimento, pode ser realizado tanto online com serviços de atendimento remoto, quanto presencial através de centros de atendimento licenciados e autorizados pelas marcas.

A Apple, por exemplo, possuí uma grande gama de plataformas de atendimento online, sendo possível solicitar atendimento no site oficial de suporte da Apple nas redes sociais e nas comunidades de suporte. Outra possibilidade, é entrar em contato com um dos agentes de atendimento da AppleCare pelo número disponível no site oficial. Você também, agendar atendimentos de suporte técnico físico através do site, além de poder realizar consultas online sobre os problemas mais comuns na plataforma.

Quanto ao atendimento presencial da Apple para problemas físicos como hardware, é necessário que seu dispositivo seja levado até uma loja Apple ou se não uma assistência técnica licenciada.

Já a Samsung, oferece um atendimento remoto aos seus consumidores através das redes sociais, e-mails e de seu site oficial. Além disso, é possível solucionar alguns problemas autorizando o acesso remoto de seu aparelho, para o agente de suporte técnico, que poderá controlar remotamente o celular com sua permissão. Quanto ao atendimento presencial da Samsung, existem diversos centros de serviço licenciados pela marca, que recebem suporte de peças e equipamentos, para a manutenção do hardware de aparelhos.

Samsung tem assistência que cuida de reparo e substituição de peças/ Jonas Leupe (Unsplash)

Todos os aparelhos podem ser atendidos?

Os serviços de assistência técnica, normalmente atendem apenas produtos que ainda estão no período de garantia. Caso você necessite de assistência técnica para um aparelho que esteja fora da garantia, podem ser cobradas taxas pelo serviço.

Normalmente, assistências técnicas licenciadas possuem contratos simples para que possam ser realizadas a prestação de serviço de assistência por terceiros, mas apesar de tais contratos não serem tão abrangentes, o CDC que é a sigla para "Código de Defesa do Consumidor", prevê regras rígidas para esse tipo de serviço. Como por exemplo, todo serviço prestado pela manutenção deverá fazer uso de peças novas e originais.

Então, caso seus produtos estejam dentro da validade de garantia legal, é proibido por lei, que sejam cobradas quaisquer taxas, tanto pela assistência técnica, quanto pelo fabricante, por todos os serviços de assistência prestados. E você, está precisando de assistência? Deixe seu comentário!

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