Nothing Phone (1) quase empata com Galaxy S21 Ultra em teste de câmera
Por Renan da Silva Dores • Editado por Wallace Moté |

Quase um ano após chegar às lojas, o Nothing Phone (1) passou nesta semana pela bateria de testes de câmera do DXOMARK, apresentando resultados compententes para o segmento de intermediários avançados. Apesar de algumas inconsistências, e de passar bem longe dos melhores do mercado, o dispositivo se posicionou bem no ranking do portal especializado, conseguindo chegar muito perto de alguns modelos premium aclamados mais antigos, como o Galaxy S21 Ultra com Exynos.
- Xiaomi 13 Lite vaza em unboxing com cara de iPhone 14 Pro e ficha intermediária
- Sony Xperia 1 V ganha imagens com câmera de 48 MP
Nothing Phone (1) tem bons detalhes, mas instabilidades
Desenvolvido pela equipe criada por um dos cofundadores da OnePlus, Carl Pei, o Nothing Phone (1) embarca um conjunto relativamente modesto de câmeras, em um formato que lembra bastante os iPhones, definidos como principais concorrentes da empresa. O aparelho traz sensor principal Sony IMX766 de 50 MP, com abertura de f/1.88, foco automático avançado por detecção de fase (PDAF) e estabilização óptica de imagem (OIS), junto a uma lente ultrawide também de 50 MP com abertura de f/2.2 e campo de visão de 114˚.
Segundo o DXOMARK, como pontos positivos, o Nothing Phone (1) apresenta alto nível de detalhes em fotos e vídeos tanto em ambientes internos quanto externos; estabilização eficiente para vídeos em cenas internas; exposição de rostos geralmente precisa, com contraste agradável em fotos externas; bom controle de ruído em ambientes internos; foco automático geralmente preciso; e bom nível de detalhes em capturas com a lente ultrawide.
Já entre os pontos negativos, os especialistas apontam instabilidades visíveis de exposição em gravações; alcance dinâmico limitado para fotos e vídeos; presença de artefatos como ringing e mudanças de tonalidade; erros de segmentação no modo retrato; instabilidade vísiveis do foco automático ao gravar vídeos; e estabilização ineficiente de vídeo ao correr ou mesmo andar em cenas externas.
Exemplos de fotos
Exemplos de vídeos
Nothing Phone (1): boas imagens ricas em detalhes
Obtendo 114 pontos, o Nothing Phone (1) assume a 62ª posição no ranking de câmeras do DXOMARK, passando longe das melhores câmeras do mercado, mas conseguindo se posicionar muito bem entre os intermediários premium atuais. O desempenho é suficiente para encostar em aparelhos premium mais antigos com desempenho aclamado em fotografia, como o OPPO Find X5 e até mesmo o Galaxy S21 Ultra com Exynos.
O dispositivo não é perfeito — há forte presença de artefatos e instabilidades, além de um HDR limitado, mas sua performance é bastante satisfatória para o segmento a que pertence. O Nothing Phone (1) está disponível apenas em algumas regiões do mundo (o Brasil não está incluso), com preço sugerido que parte de 399 libras (~R$ 2.515). Um Nothing Phone (2) já foi confirmado para estrear neste ano, trazendo hardware mais poderoso próximo ao de topos de linha e "grande foco na experiência de software".
Nothing Phone (1): ficha técnica
- Tela: AMOLED de 6,55 polegadas com resolução Full HD+ de 2400 x 1080 pixels, suporte para taxas de atualização a 120 Hz, cores a 10-bit
- Chipset: Qualcomm Snapdragon 778G Plus
- Memória RAM: 8 GB ou 12 GB
- Armazenamento interno: 128 GB ou 256 GB
- Câmera traseira: 50 MP (Principal, sensor Sony IMX766, f/1.88, PDAF, OIS) + 50 MP (Ultrawide, f/2.2, 114˚)
- Câmera frontal: 16 MP (f/2.45)
- Bateria: 4.500 mAh com carregamento rápido de 33 W
- Dimensões: 159,2 x 75,8 x 8,3 mm
- Peso: 194 g
- Extras: 5G, Wi-Fi 6, Bluetooth 5.2, NFC, leitor de digitais no display, som estéreo, carregamento sem fio de 15 W
- Cores disponíveis: branco e preto
- Sistema operacional: Android 12, sob a Nothing OS
Fonte: DXOMARK