Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Nokia surpreende e registra crescimento recorde no mercado de smartphones

Por| 25 de Setembro de 2018 às 22h30

Link copiado!

AndroidPIT
AndroidPIT

Foi publicado nesta terça-feira (25) um novo estudo sobre o mercado de smartphones, conduzido pela empresa de pesquisas Counterpoint, mostrando resultados de vendas relativas ao segundo trimestre de 2018. A principal surpresa do relatório diz respeito à Nokia: a marca finlandesa, comprada em 2016 pela HMD Global, apresentou o maior crescimento percentual de todas as fabricantes ao comparar os números com os do segundo trimestre do ano passado — registrando uma incrível marca de 782% de crescimento.

Apesar dessa marca impressionante, a empresa ainda tem pouca relevância no cenário geral, não alcançando um percentual mínimo de vendas mundiais para pleitear uma fatia própria do gráfico. A LG, com 3% do mercado, é a marca com menor percentual a ser apresentada no gráfico com uma fatia própria.

Algo que não mudou do ano passado para cá é a dominância da Samsung na disputa pela liderança do mercado Ainda que tenha visto um decréscimo de 11% nas vendas mundiais, a marca sul-coreana ainda é a líder do mercado e responsável por 20% dos smartphones vendidos em todo o mundo. Apesar disso, a empresa vê a aproximação perigosa da chinesa Huawei, que cresceu 41% do ano passado para cá, sendo responsável por 15% dos smartphones vendidos no mundo e roubando a segunda colocação, que antes era da Apple.

Continua após a publicidade

Ainda que as vendas da empresa da Maçã continuem crescendo 1% ao ano, os infográficos da Counterpoint mostram que a Apple só mantém a liderança de mercado da América do Norte, onde ela é sozinha dona de quase metade de todos os smartphones vendidos na região. Enquanto isso, a Huawei, que já dominava o mercado asiático, cresceu 71% nas regiões fora da Ásia, aparecendo entre as 5 marcas mais vendidas e com mais de 10% do mercado da Europa, América Latina e MEA (região que integra os países da África com o Oriente Médio).

No geral, o mercado de smartphones apresentou uma queda de 2% em relação ao segundo trimestre do ano passado, enquanto o mercado de feature phones (aparelhos que são intermediários entre os smartphones e os telefones celulares mais antigos) cresceu 5% do ano passado para cá — com a maior parte deste crescimento ocorrendo na região MEA, onde a procura por feature phones aumentou 17% desde o ano passado.

Aqui na América Latina, a Samsung ainda é a marca dominante, responsável por 37% do mercado. As principais concorrentes da sul-coreana são a LG e a Huawei, responsáveis por 13% e 12% do mercado, respectivamente. Já a Apple ocupa uma distante quinta colocação, com apenas 4% dos aparelhos da nossa região. Já nos feature phones, três empresas dominam o mercado latino-americano (Positivo, Multilaser e BLU), cada uma delas com uma fatia de 8% do mercado.

Continua após a publicidade

Fonte: Counterpoint Research