MWC 2024 | HMD quer fazer celulares modulares e com alta reparabilidade
Por Vinícius Moschen • Editado por Wallace Moté |
Após já ter publicado alguns teasers e mencionado planos para o futuro, a HMD detalhou suas ambições por meio de uma entrevista ao portal Digital Trends. De acordo com Adam Ferguson, chefe de marketing de produto, a empresa quer fazer grandes investimentos em celulares que sejam modulares e tenham alta reparabilidade.
- MWC 2024: TCL Série 50 e NXTPAPER 14 são anunciados com foco em preço baixo
- Review Poco X6 Pro 5G | Celular gamer e acessível
A empresa, que ficou responsável pelos smartphones com a marca da Nokia nos últimos anos, deverá se emancipar e apresentar modelos que incluem a linha Fusion, com peças modulares.
Segundo Ferguson, a ideia é fazer com que os celulares sejam completamente funcionais por si só, mas a presença de seis conectores permitirá o uso de acessórios extras, chamados de Smart Outfits.
Estes módulos adicionais poderiam servir para oferecer bateria extra, equipamentos médicos adicionais ou até mesmo leitores de códigos de barra, de acordo com exemplos dados pela empresa.
Os novos Moto Snaps?
A ideia soa parecida com o que a Motorola fez há alguns anos com os Moto Snaps, módulos que eram conectados na parte traseira da linha Moto Z. As soluções não chegaram tão longe quanto a marca esperava, e por isso foram descontinuadas.
Contudo, a HMD promete ter um trunfo para fazer com que os Smart Outfits não tenham o mesmo destino. A marca não deve manter os direitos sobre os acessórios, e por isso a comunidade pode “fazer o que quiser” com a interface oferecida.
Na prática, isso significa que qualquer um poderá criar seus próprios módulos e desenvolvê-los em conjunto com outras pessoas. A HMD aposta no desenvolvimento e popularização de tecnologias que não eram tão abrangentes em épocas como a dos Moto Snaps, como a impressão 3D e ferramentas de conhecimento sobre programação.
A empresa já tinha publicado que disponibilizará um kit para desenvolvedores, incluindo as dimensões oficiais para seus celulares e outras informações importantes para criação dos módulos.
Reparabilidade e sustentabilidade
Além da linha Fusion, a HMD ainda deve anunciar a sua linha Original com modelos de diferentes faixas de preço — ainda que a marca não tenha o objetivo de rivalizar com os celulares topo de linha, como o Galaxy S24 Ultra.
Neste caso, o foco principal está na reparabilidade dos aparelhos. Para isso, os modelos prometem reduzir as etapas necessárias para trocar partes essenciais, como telas quebradas ou baterias desgastadas, por exemplo.
Por isso, é possível que os aparelhos atinjam níveis de reparabilidade mais próximos do que é visto em modelos de marcas como a Fairphone, cujos celulares podem ser completamente desmontados apenas com algumas ferramentas simples.
Naturalmente, celulares com consertos facilitados também trazem benefícios em termos de sustentabilidade, já que dispensam a necessidade de compra de novos modelos quando algo quebra.
HMD mostrou novo teaser
Por meio de suas páginas oficiais em redes sociais, a HMD ainda publicou teasers de seus novos smartphones. As imagens mostram pouco sobre os aparelhos, mas revelam o nome da marca na parte traseira e um acabamento fosco.
A princípio, os modelos devem trazer visual relativamente parecido com os celulares da HMD que trazem a marca da Nokia. Rumores anteriores já mostraram como deve ser o design dos aparelhos, e ainda indicaram que eles devem trazer uma câmera principal de 108 MP.
Ainda não se sabe exatamente quando os celulares serão lançados, mas são esperadas novidades ao longo deste ano.
Fonte: Digital Trends