Motorola registra patente de celular com tela que se dobra para fora
Por Vinícius Moschen • Editado por Wallace Moté |

A Motorola poderá introduzir mais um novo formato para o mercado de dispositivos dobráveis no futuro. De acordo com uma patente aprovada pelo World Intellectual Property Organization (WIPO), a construção do celular traria componentes que permitem a dobra do display para fora.
- Samsung registra patente de celular com tela rolável e S Pen
- Microsoft Surface Duo é visto rodando Windows 11
De acordo com imagens anexas à documentação, o smartphone teria uma estrutura similar ao Galaxy Z Flip 3, em que o celular fica mais compacto que um modelo comum quando fechado. Porém, com a tela voltada sempre para a parte exterior, as possibilidade de uso poderiam ser ampliadas.
O dispositivo provavelmente teria otimizações de software que permitiriam a sua utilização mesmo quando fechado, com maior praticidade em uma série de situações — o concorrente da Samsung até oferece um display externo adicional, mas com recursos limitados. O painel externo da Motorola poderá trazer todas as funções do Android com facilidade no uso com apenas uma mão, por exemplo.
Além disso, a parte traseira do display também poderia ser utilizada para funções específicas, como a visualização do enquadramento em selfies capturadas com a câmera principal. A própria patente indica a possibilidade de o mesmo módulo ser utilizado para todas as fotos, sem a necessidade de uma lente frontal, o que permitiria uma experiência mais aprimorada sem a presença de um furo ou entalhe para acomodar os componentes.
A documentação mostra que o celular ainda tem uma porção rígida na seção superior, que poderá acomodar alguns dos componentes mais importantes, além do conjunto de câmeras do dispositivo. Ele ficaria voltado para trás quando o dispositivo está aberto, e deve adicionar um peso extra na parte de cima.
A patente ainda mostra que a Motorola poderá utilizar uma construção em que a curvatura do display é mais suave quando o dispositivo está fechado.
Com isso, é possível garantir que as duas porções do display fiquem "coladas", sem espaços que podem acumular poeira ou outros tipos de sujeira — a Oppo apresentou tecnologia semelhante no Find N, e a própria Motorola já tinha mostrado algo na mesma linha com o Razr 2019 e o Razr 5G.
Ainda não existe um prazo definido para o lançamento do novo dobrável da Motorola. Além disso, o registro de patentes não garante que determinado dispositivo será apresentado ao púbilco em algum momento, já que ele ainda precisa passar por testes de viabilidade comercial e estrutural, entre outros.
Tal documentação também pode servir como um aparato jurídico para garantir que empresas concorrentes não copiem as tecnologias sem dar os devidos créditos.
Fonte: MySmartPrice