Publicidade

Moto G20 vs Galaxy M21s: uma escolha entre tela fluida ou cores mais vívidas

Por| Editado por Wallace Moté | 08 de Junho de 2021 às 10h50

Link copiado!

Montagem Canaltech
Montagem Canaltech

Dois celulares com muita bateria, bom processador, conjunto de câmeras cheio de opções e outros destaques se enfrentam em um comparativo para ver qual oferece mais daquilo que você precisa: Moto G20 vs Galaxy M21s.

O Canaltech descreve todos os detalhes de tela, câmera, processamento, memória, bateria e recursos de cada um para ajudar quem está em dúvida entre estes dois competentes dispositivos. No final, claro, a escolha só pode ser de quem compra, mas é sempre bom ter todas as ferramentas para fazer a opção consciente.

Design

Continua após a publicidade

Há algumas diferenças entre Moto G20 e Galaxy M21s em design. São dois celulares com acabamento plástico, em uma pintura levemente fosca no modelo da Motorola e brilhante e com efeito degradê no celular da Samsung. As cores disponíveis no primeiro são azul ou rosa pink, e preto ou azul no modelo da Samsung.

As câmeras traseiras ficam distribuídas em filas verticais, em um módulo separado da tampa nos dois smartphones. O leitor de impressão digital fica centralizado, um pouco mais para a metade superior. Botões físicos estão presentes no lado direito de cada modelo, e o Moto G20 ainda tem um a mais, que serve para chamar um assistente virtual. Ambos ainda oferecem os mesmos conectores USB-C e P2, alto-falante mono e botões de volume e energia no lado direito.

Na parte frontal, ambos possuem bordas bem pequenas e recorte em forma de gota para abrigar a câmera de selfies. As dimensões do Moto G20 são um pouco maiores, com 165,3 x 75,7 x 9,1 mm e 200 g de peso, contra 159,2 x 75,1 x 8,9 mm e 191 g do Galaxy M21s. O aproveitamento frontal, além do tamanho das telas, explica esta diferença: enquanto a tela do Moto G20 preenche menos de 82% do aparelho, a do seu concorrente passa de 84% de taxa de ocupação.

Continua após a publicidade

Tela

  • Moto G20: IPS LCD de 6,5 polegadas com resolução HD (720 x 1600 pixels) e taxa de atualização de 90 Hz;
  • Galaxy M21s: Super AMOLED de 6,4 polegadas com resolução Full HD (1080 x 2340 pixels) e taxa de atualização de 60 Hz.

Cada modelo possui tela de um tipo, sendo um painel IPS LCD , com cores mais naturais no Moto G20 e um Super AMOLED com cores mais vívidas, brilho bem alto e preto profundo no Galaxy M21s.

Continua após a publicidade

Há uma vantagem que pode ser considerada clara no celular da Motorola: a taxa de atualização de 90 Hz, que deixa o conteúdo mais fluido, especialmente em animações e jogos. Não vai fazer diferença para quem consome mais vídeos, mas a navegação na internet fica mais fluida. Já o Galaxy M21s fica à frente no quesito nitidez, já que tem resolução Full HD, com mais pixels que o visor HD do concorrente.

Câmeras

  • Moto G20: 48 MP (f/1.7, principal) + 8 MP (f/2.2, ultra-wide) + 2 MP (f/2.4, macro) + 2 MP (f/2.4, profundidade) + 13 MP (f/2.2, frontal);
  • Galaxy M21s: 64 MP (f/1.8, principal) + 8 MP (f/2.2, ultra-wide) + 5 MP (f/2.4, profundidade) + 32 MP (f/2.0, frontal).
Continua após a publicidade

Os conjuntos traseiros de câmeras são muito parecidos, com praticamente as mesmas opções de enquadramento e uma diferença apenas em resolução e abertura na lente principal e resolução do sensor de profundidade. Além disso, o Galaxy tem uma câmera a menos, pois não oferece a opção macro.

Ou seja, são dois celulares muito próximos em qualidade fotográfica, enquanto na gravação de vídeo o Galaxy M21s fica em vantagem por oferecer o 4K na lente principal. O Moto G20 é limitado ao Full HD tanto na principal quanto na frontal em captura de imagens em movimento, além de não ter nenhum tipo de estabilização, nem mesmo a eletrônica presente no concorrente.

As diferenças no resultado final serão causadas principalmente por conta do processador de cada modelo, que lê as informações e registra de maneira um pouco diferente, além do tratamento do software de cada aplicativo de câmera. Mas para as redes sociais, você vai ter fotos bem satisfatórias em praticamente qualquer cenário em ambos.

Nas selfies já tem uma boa diferença. Com mais resolução, o Galaxy M21s tende a registrar mais detalhes que o concorrente. Se você gosta de se fotografar bastante, ou tira muitas fotos em grupo com a frontal, talvez o modelo da Samsung seja o mais indicado.

Continua após a publicidade

Processador e memória

  • Moto G20: Unisoc T700 (12 nm, 2x 1,8 GHz Cortex-A75 + 6x 1,8 GHz Cortex-A55), GPU Mali-G52 MP2;
  • Galaxy M21s: Exynos 9611 (10 nm, 4x 2,3 GHz Cortex-A73 + 4x 1,7 GHz Cortex-A53), GPU Mali-G72 MP3.

Estes dois modelos são, de certa maneira, equivalentes em processamento, e quem faz um uso mais básico, com redes sociais, mensageiros, navegação na internet, e-mails e afins não deve sentir muita diferença independente do dispositivo que escolher. Já quem exige um pouco mais da capacidade computacional deve pensar com um pouco mais de carinho em levar o Galaxy M21s para casa.

Continua após a publicidade

É que o Exynos 9611 tem tecnologias mais recentes, possui mais velocidade de processamento e também é mais poderoso em gráficos do que o Unisoc T700. Além disso, sua litografia mais avançada indica maior eficiência energética e também ajuda um pouco nos processos mais pesados.

Mesmo assim, tenha em mente que o celular da Samsung também não foi desenvolvido para tarefas muito exigentes. Ambos os aparelhos aqui neste comparativo são intermediários, e vão satisfazer boa parte dos usuários, mas não são recomendados para quem gosta, por exemplo, de jogar com qualidade gráfica alta ou editar vídeos.

A capacidade de memória é igual: 4 GB de RAM e 64 GB de armazenamento interno em ambos.

Continua após a publicidade

Bateria

  • Moto G20: 5.000 mAh, recarga de 10 W;
  • Galaxy M21s: 6.000 mAh, carregamento de 15 W.

A bateria do Galaxy M21s tem mais capacidade de carga e de recarga maior que a do Moto G20. São 6.000 mAh com carregador de 15 W no primeiro e 5.000 mAh com 10 W no segundo.

Isto não significa, necessariamente, que o Moto G20 dure menos tempo longe da tomada que o Galaxy M21s. O celular da Samsung tem outras vantagens, como a tela Super AMOLED e o processador mais eficientes, enquanto o da Motorola traz resolução menor, que consome menos energia — apesar de a taxa de atualização compensar. A interface da cada modelo também faz uma diferença.

Continua após a publicidade

Os testes feitos internet afora mostram que ambos entregam mais ou menos o mesmo tempo de uso no fim das contas. Claro que pode haver uma diferença dependendo da sua exigência, mas no fim das contas ambos vão chegar ao final de um dia com carga para o segundo, e é bem possível que ainda aguentem este dia extra sem precisar da tomada. Ou seja, é possível ficar dois dias sem se preocupar com recarga tanto no Moto G20 quanto no Galaxy M21s.

Recursos extras

Como são dois celulares intermediários, projetados para entregar uma experiência bacana, mas ainda nada muito elaborado para o usuário, não dá para esperar muita coisa em relação a recursos extras aqui. Os smartphones trazem um pouco mais do que o básico, e certamente vão preencher os requisitos de muito consumidor em 2021.

Continua após a publicidade

Ambos oferecem o desbloqueio facial e por impressão digital, e possuem suporte a Wi-Fi dual-band e Bluetooth 5.0. Nada de NFC em nenhum dos dois, mas ao menos ambos trazem USB-C e P2 para fone de ouvido. O áudio do alto-falante é mono nos dois casos.

A versão Android de fábrica é mais atualizada no Moto G20, que já roda a versão 11, presente por atualização no Galaxy M21s. A Motorola não se manifestou sobre atualizações de sistema no Moto G20, que possivelmente só vai receber dois anos de updates de segurança, e se receber uma nova versão do Android, é só uma. Já a Samsung ainda deve liberar mais uma atualização do sistema além de manter mais ou menos o mesmo nível de segurança do concorrente deste comparativo.

Moto G20 vs Galaxy M21s: qual vale a pena?

Moto G20 e Galaxy M21s são dois bons celulares intermediários, e que entregam suas vantagens e desvantagens como todo aparelho disponível no mercado. Há um bom equilíbrio entre os dois, e você pode fazer a sua escolha com base naquilo que dá mais valor, seja o preço a pagar ou as características que tem preferência.

Continua após a publicidade

Assim sendo, você pode ir de Moto G20 se quiser tela com maior fluidez e cores mais naturais, sem se preocupar tanto com o brilho alto. Ou se dizer questão de uma câmera macro, mesmo que não tenha uma qualidade muito boa. Além disso, a interface mais limpa e a resolução HD liberam o processador para agir com mais rapidez e eficiência, e o dispositivo entrega até dois dias de bateria sem sofrer muito.

Agora, se você quer uma tela com cores mais vívidas e resolução maior e não se importa tanto com a fluidez das animações, o Galaxy M21s pode ser uma opção melhor. O celular da Samsung ainda tem processamento um pouco melhor, e deve aguentar mais os processos mais pesados, tem câmera de selfies melhor, grava vídeos em resolução maior e traz interface um pouco mais completa em personalização.

De resto, com relação a conectividade e atualizações, ambos ficam mais ou menos no mesmo nível, assim como duração da bateria. São aparelhos bastante equivalentes e que muitos devem escolher unicamente pela marca que mais agrada ou até o design que chamar mais a atenção.

Dito isso, a decisão de qual dos dois vale mais a pena cabe apenas a você, que agora tem todas as ferramentas para avaliar qual é melhor em cada ponto e, assim, definir o que entrega mais daquilo que você busca em um celular.

Moto G20: ficha técnica

  • Tela: IPS LCD de 6,5 polegadas com resolução HD (720 x 1600 pixels), 90 Hz;
  • Chipset: Unisoc T700 Octa-core até 1,8 GHz;
  • Memória RAM: 4 GB;
  • Armazenamento interno: 64 GB expansíveis via microSD;
  • Câmera traseira: quádrupla de 48 MP (f/1.7, principal) + 8 MP (f/2.2, ultra-wide) + 2 MP (f/2.4, macro) + 2 MP (f/2.4, profundidade);
  • Câmera frontal: 13 MP f/2.2;
  • Dimensões: 165,2 x 75,7 x 9,1 mm (AxLxP);
  • Peso: 200 g;
  • Bateria: 5.000 mAh com carregador de 10 W;
  • Extras: Bluetooth 5.0, Wi-Fi dual-band, leitor de impressão digital traseiro, 4G;
  • Cores disponíveis: azul ou rosa pink;
  • Sistema operacional: Android 11.

Galaxy M21s: ficha técnica

  • Tela: Super AMOLED de 6,4 polegadas com resolução Full HD (1080 x 2340 pixels), 60 Hz;
  • Chipset: Exynos 9611 Octa-core até 2,3 GHz;
  • Memória RAM: 4 GB;
  • Armazenamento interno: 64 GB, expansível com cartão microSD;
  • Câmera traseira: tripla de 64 MP (f/1.8, principal) + 8 MP (f/2.2, ultra-wide) + 5 MP (f/2.4, profundidade);
  • Câmera frontal: 32 MP f/2.0;
  • Dimensões: 159,2 x 75,1 x 8,9 mm (AxLxP);
  • Peso: 191 g;
  • Bateria: 6.000 mAh com carregador de 15 W;
  • Extras: Bluetooth 5.0, Wi-Fi dual-band, leitor de impressão digital traseiro, 4G;
  • Cores disponíveis: azul ou preto;
  • Sistema operacional: Android 10 atualizável para Android 11 com One UI.