Moto G100 vs Edge Plus: um duelo de poderosos da Motorola

Moto G100 vs Edge Plus: um duelo de poderosos da Motorola

Por Gustavo de Lima Inacio | Editado por Wallace Moté | 16 de Abril de 2021 às 11h00
Divulgação/Motorola

A Motorola revelou nesse ano o Motorola Edge S no mercado chinês, um modelo com foco em custo-benefício, com um conjunto interessante de especificações técnicas. Porém, no mercado brasileiro o aparelho chegou fazendo parte da série Moto G, sendo então conhecido como Moto G100. Assim, quando se fala de performance, o modelo possui um desempenho muito semelhante ao encontrado no Motorola Edge Plus.

Os dois aparelhos chegam com características bastante interessantes, mas possuem diferenças importantes que podem te fazer escolher por um ou outro. Por exemplo, um deles tem acabamento em metal e vidro, enquanto outro tem finalização em plástico. Além disso, um tem câmera de 108 megapixels e outro tem câmera de 64 megapixels. Assim, apesar da força, qual deles compensa mais para o usuário? O Canaltech te ajuda a descobrir!

Design

São dispositivos com pegadas completamente diferentes. O Moto G100 tem um acabamento em plástico fosco, com visual brilhante na tampa traseira, módulo quadrado que guarda as suas quatro câmeras traseiras e flash de LED. O Edge Plus, por outro lado, tem alumínio nas laterais e vidro na tampa traseira, onde vemos as suas três câmeras verticalizadas em um módulo no canto esquerdo.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Motorola Moto G100 (Imagem: Divulgação/Motorola)

Os dois aparelhos possuem conexão USB Tipo C na parte inferior, assim como uma porta P2 para fones de ouvido. Porém, na lateral direita do Moto G100 vemos o botão liga/desliga com o leitor de impressões digitais integrado, com os botões de volume mais e menos logo acima, enquanto na lateral esquerda há um botão extra para acionamento do Google Assistente. No caso do Edge Plus, vemos que ele também os botões de volume e o liga/desliga, mas seu leitor de impressões digitais está integrado à tela.

Falando em tela, o Motorola Edge Plus tem uma tela do tipo cascata, curvada para as laterais, com um furo único no canto superior esquerdo da tela e grande aproveitamento da superfície frontal para o display. No caso do Moto G100, vemos que ele tem uma tela plana, com bordas levemente mais grossas, com dois furos no canto superior esquerdo para as suas câmeras frontais.

Motorola Edge Plus (Imagem: Divulgação/Motorola)

Fisicamente, o Moto G100 é um smartphone meio em todos os sentidos. O Edge Plus tem as dimensões 161.1 x 71.4 x 9.6 mm, enquanto o Moto G100 tem as medidas 168.4 x 74 x 9.7 mm, se tornando mais alto, mais largo e mais grosso. Além disso, ele consegue ser mais pesado, pesando 207 gramas contra 203 gramas do irmão mais caro.

Tela

  • Moto G100: LTPS LCD de 6,7 polegadas, resolução de 1080 x 2520 pixels, taxa de atualização de 90 Hz, HDR10;
  • Edge Plus: OLED de 6,7 polegadas, 10-bit, resolução de 1080 x 2340 pixels, taxa de atualização de 90 Hz, HDR10+;

Eles possuem suas diferenças e semelhanças por aqui. Como semelhanças, podemos destacar o tamanho, de 6,7 polegadas em ambos os modelos, assim como o suporte a uma maior taxa de atualização, mais precisamente de 90 hz, que deixa todo o conteúdo com uma maior fluidez e movimentação suave quando comparado com uma tela tradicional.

Motorola Edge Plus (Imagem: Divulgação/Motorola)

Outra coisa igual é a resolução Full HD+, mas com uma mínima diferença na resolução de cada um. O Moto G100 tem 2520x1080 pixels, dando a ele 409 pixels por polegada. Por outro lado, o Motorola Edge Plus tem 2340x1080 pixels, fazendo com que tenha 385 pixels por polegada. Ambos suportam HDR, mas no G100 é HDR10, enquanto o Edge Plus é HDR10+.

Mas a grande diferença entre os dois está mesmo na tecnologia da tela. OLED no Edge Plus e LTPS LCD no Moto G100. Assim, os preto são mais profundos e as cores são mais vivas no primeiro. Por outro lado, o segundo tem cores mais suaves, com um preto que se aproxima mais do cinza escuro, visto que os pixels não se apagam por completo. Por fim, o modelo mais caro tem tela 10-bit, fazendo com que ela seja capaz de reproduzir uma maior quantidade de cores.

Câmeras

  • Moto G100: 64 MP (principal, f/1.7) + 16 MP (ultra-wide + macro, f/2.2) + 2 MP (profundidade, f/2.4) + sensor ToF + 16 MP (frontal principal, f/2.2) + 8 MP (frontal ultra-wide, f/2.4);
  • Edge Plus: 108 MP Quad Pixel (f/1.8, wide) + 16 MP (f/2.2, ultra-wide + macro) e 8 MP (f/2.4 teleobjetiva) + sensor ToF + 25 MP (frontal, f/2.0).

Aqui estamos fazendo uma comparação fria, analisando as especificações técnicas de cada modelo. Para ver os resultados que cada um consegue obter, é recomendado ver as análises de cada um aqui no Canaltech. Aqui, vemos que os dois possuem sensores ToF para profundidade de campo, assim como uma câmera ultra grande angular de 16 MP que também serve para fotografia macro, graças ao foco automático.

Motorola Moto G100 (Imagem: Divulgação/Motorola)

Olhando para as câmeras principais, vemos que o Edge Plus tem uma maior quantidade de pixels, graças ao sensor de 108 MP, com lente de abertura f/1.8. O Moto G100, por outro lado, tem uma abertura maior, de f/1.7, mas trazendo um sensor de 64 MP. Além disso, a quarta câmera deles é bem diferente uma da outra, visto que o G100 tem apenas uma câmera de profundidade de 2 MP, contra uma câmera teleobjetiva de 8 MP do Edge Plus para zoom óptico de 3x.

Por fim, vemos diferenças nas câmeras frontais, até porque o Moto G100 traz duas, sendo uma de 16 MP principal com abertura f/2.2, e uma ultra grande angular de 8 MP com abertura f/2.4. O Edge Plus, porém, tem apenas uma, de 25 MP, com abertura maior, de f/2.0.

Processamento e memória

  • Moto G100: Qualcomm Snapdragon 870 (1x 3,2 GHz Kryo 585 + 3x 2,42 GHz Kryo 585 + 4x 1,8 GHz Kryo 585);
  • Edge Plus: Qualcomm Snapdragon 865 (1x 2.84 GHz Kryo 585 + 3x 2,42 GHz Kryo 585 + 4x 1,8 GHz Kryo 585);

Os processadores que equipam esses dois smartphones são extremamente parecidos, para não dizer praticamente idênticos. Isso porque o Snapdragon 865 e o Snapdragon 870 compartilham os mesmos núcleos de médio e baixo desempenho entre si, tendo alterações apenas na velocidade máxima alcançada pelo núcleo mais forte.

Motorola Edge Plus (Imagem: Divulgação/Motorola)

O Snapdragon 865 tem um núcleo de 2,84 GHz contra 3,2 GHz do Snapdragon 870 do Moto G100. Na prática, essa diferença é praticamente imperceptível e não deve fazer diferença no uso diário. Vale dizer que os dois compartilham o mesmo kit de memórias, trazendo 12 GB de memória RAM e 256 GB de espaço para armazenamento interno, que é expansível apenas no Moto G100.

De qualquer maneira, são smartphones extremamente poderosos e competentes, que devem satisfazer mesmo os usuários mais exigentes, mesmo não sendo os mais fortes atualmente no mercado.

Bateria

Aqui, vemos outra vez algumas semelhanças. Os dois aparelhos compartilham a mesma bateria de 5.000 mAh, mas possuem diferenças na velocidade de carregamento e outros recursos. Por exemplo, o Moto G100 suporta carregamento rápido de 20 watts. Porém, o Motorola Edge Plus tem um carregamento rápido de 18 watts por fio, carregamento rápido sem fio de 15 watts e ainda tem suporte a carregamento reverso sem fio de 5 watts.

Num geral, os dois devem ser aparelhos para um dia e meio de uso mediano, na teoria. Porém, o modelo mais caro traz mais recursos do que o irmão da série G, que nesse caso é a tecnologia de carregamento sem fio e carregamento reverso sem fio.

Moto G100 vs Edge Plus: qual vale mais a pena?

Analisando o que cada um oferece, pelo menos no papel, e o preço de cada um deles no varejo, fica claro que existem alguns cortes sim para justificar o preço mais baixo do Moto G100 contra o Motorola Edge Plus. Não é que necessariamente um seja melhor que o outro, mas sim que, considerando o seu preço, as mudanças fazem sentido.

Motorola Moto G100 (Imagem: Divulgação/Motorola)

Por exemplo, o Moto G100 traz um acabamento mais simples, tela LTPS LCD, câmeras um pouco mais simples, mas tem a vantagem de ter a câmera ultra grande angular frontal, uma performance até um pouco melhor que a do irmão mais caro, bateria de mesma duração, mas sem os recursos de carregamento sem fio.

O Motorola Edge Plus tem então acabamento em metal e vidro, tela OLED 10-bit, reproduzindo uma maior quantidade de cores, câmeras mais encorpadas que o irmão, som estéreo para maior imersão ao assistir vídeos e jogar, e recursos de bateria que podem servir para comodidade no uso em geral.

Vale dizer que felizmente ambos contam com funções interessantes, como um modo desktop chamado de Ready For, NFC para pagamentos por aproximação através do Google Pay e conexão P2 para fones de ouvido, por exemplo. Assim, você tem que decidir se esses recursos extras valem o dinheiro a mais, ou se compensa economizar uns trocados e ir no mais barato.

Motorola Edge Plus: ficha técnica

  • Tela: OLED de 6,7 polegadas com resolução Full HD (2520x1080 pixels) 90 Hz HDR10+;
  • Chipset: Snapdragon 865;
  • Memória RAM: 12 GB LPDDR5
  • Armazenamento interno: 256 GB UFS 3.0;
  • Câmera traseira: tripla de 108 MP Quad Pixel (f/1,8, wide) + 16 MP (f/2,2, ultra-wide + macro) e 8 MP (f/2,4 teleobjetiva) + sensor ToF;
  • Câmera frontal: 25 MP (f/2,0);
  • Dimensões: 161,64 x 71,1 x 9,6 mm (AxLxP);
  • Peso: 203 gramas;
  • Bateria: 5.000 mAh com TurboPower 18 W com fio, 15 W sem fio e 5 W compartilhamento;
  • Extras: Bluetooth 5.1, design repelente de água, leitor de impressão digital na tela, Moto Ações, conector P2, NFC, som estéreo;
  • Cores disponíveis: Thunder Grey;
  • Sistema operacional: Android 10.

Motorola Moto G100: ficha técnica

  • Tela: IPS LCD de 6,7 polegadas com resolução Full HD (1080x2520 pixels) e taxa de atualização de 90 Hz;
  • Chipset: Snapdragon 870 com GPU Adreno 650;
  • Memória RAM: 12 GB;
  • Armazenamento interno: 256 GB expansíveis até 1 TB via microSD;
  • Câmera traseira: tripla de 64 MP (principal) + 16 MP (ultra-wide + macro) + 2 MP (profundidade);
  • Câmera frontal: dupla de 16 MP (principal) + 8 MP (ultra-wide);
  • Dimensões: 168,4 x 74 x 9,7 mm (AxLxP);
  • Peso: 207 gramas;
  • Bateria: 5.000 mAh com suporte a carregador de 20 W;
  • Extras: 5G, suporte para WiFi 6, NFC, IP52, conector P2 para fone de ouvido;
  • Cores disponíveis: azul ou branco;
  • Sistema operacional: Android 11.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.