Publicidade

MediaTek Dimensity 9400 tem estreia confirmada para outubro

Por  • Editado por Léo Müller | 

Compartilhe:
Divulgação/MediaTek
Divulgação/MediaTek
Tudo sobre MediaTek

Seguindo os diversos vazamentos, a MediaTek confirmou nesta terça-feira (24) a data de lançamento do Dimensity 9400, próximo chipset da empresa para smartphones topo de linha. Ainda envolto em mistério, a novidade chega já no começo de outubro, e é esperada para manter o design agressivo da geração anterior, devendo entregar fôlego suficiente para confrontar o Snapdragon 8 Gen 4 e o Apple A18 Pro ao utilizar as tecnologias mais recentes da ARM.

Na postagem, feita na rede chinesa Weibo, a companhia afirmou que "a próxima geração da linha Dimensity" está prestes a ser anunciada, e confirmou que um evento será realizado em 9 de outubro, às 10h30 no horário de Pequim (23h30 no horário de Brasília). O texto é acompanhado de um vídeo curto, que mostra o que parece ser o esquema de componentes que serão integrados ao chip que será anunciado.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Ainda que o modelo do processador não seja citado, uma análise rápida desse esquema revela fortes indícios de que a solução em questão é o aguardado Dimensity 9400, nome pelo qual o novo chipset premium da empresa é conhecido no momento. O destaque vai para a CPU, que parece conter quatro núcleos grandes de alto desempenho, e quatro menores de alta eficiência — design similar ao adotado pelo Dimensity 9300.

Além de uma menção a capacidades de Inteligência Artificial, outras características do componente não são citadas. No entanto, a plataforma já foi vista em rumores e até vazamentos por diversas vezes, podendo chegar como um adversário à altura do Snapdragon 8 Gen 4 e do A18 Pro da Apple caso essas informações se confirmem. Para isso, a MediaTek apostaria na nova geração de núcleos da ARM, incluindo o robusto Cortex-X925 de máxima performance, combinado a três Cortex-X4 e quatro Cortex-A725 de alto desempenho.

Associada ao processo de fabricação N3E de 3 nm da TSMC — o mesmo usado no Apple M4 do iPad Pro e no próprio A18 Pro —, a combinação conseguiria oferecer de 30% a 35% mais potência em comparação ao Dimensity 9300, ao mesmo tempo em que reduziria o nível de consumo para garantir boa autonomia de bateria. Para completar, espera-se ainda que a GPU, a recente Immortalis-G925 também da ARM, posicione o chip como o mais poderoso em termos de processamento gráfico.

Estimativas mais precisas de desempenho devem ser divulgadas quando o Dimensity 9400 for anunciado daqui a duas semanas, mas podemos esperar por uma solução bastante robusta, considerando o histórico da linha. Os primeiros smartphones a usar a novidade devem chegar inicialmente à China, com a família OPPO Find X8 estando entre os possíveis estreantes.

Fonte: MediaTek (em chinês)