Marca chinesa de celular cria submarca exclusiva para conseguir entrar no Brasil
Por Wendel Martins |

A Vivo, uma das principais fabricantes chinesas de celular, está perto de entrar no Brasil. Entretanto, a empresa utilizará a nova submarca Jovi para começar a vender no país. É o que mostra o site especializado smartprix nesta segunda-feira (16).
- Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
- Por dentro da estratégia da “invasão" de marcas chinesas de tecnologia no Brasil
- Exclusivo: Realme quer lançar mais celulares topo de linha no Brasil em 2025
Além disso, três smartphones estão previstos para chegarem no lançamento com a marca, que será exclusiva para o Brasil. A seguir, saiba tudo sobre o motivo do nome, produtos e quando a Jovi estreia oficialmente no país.
Vivo será Jovi no Brasil
Embora marcas chinesas como OPPO e Xiaomi já estejam presentes no país, outras grandes fabricantes não vendem aparelhos oficialmente. Tendo em vista a chegada de novas fabricantes em 2024, como a OPPO, a Vivo vê o Brasil como um local estratégico e pretende levar seus produtos para o território brasileiro.
No entanto, algumas questões legais não permitem o uso do mesmo nome.
No Brasil, a empresa de telefonia "Vivo" já existe há mais de 20 anos, o que impede o uso da marca "Vivo Mobile". Assim, a empresa criará a "Jovi", uma nova submarca voltada somente para o país.
Entretanto, os celulares serão os mesmos lançados na China, mas com uma nomenclatura diferente. Além de smartphones, a Jovi também deve trazer tablets, smartwatches e outros produtos para cá.
Quais celulares chegarão no Brasil?
A Jovi deve apresentar três modelos na estreia brasileira: o JOVI V50, JOVI V50 Lite 5G e o JOVI Y39 5G. Segundo o portal estrangeiro, os aparelhos da marca seguiriam o foco da Vivo em outras regiões, com tecnologias avançadas, como o 5G, IA e câmeras.
Quando a marca de smartphones estreia?
A Jovi está prevista para ser lançada no Brasil em 2025. Porém, ainda não existe uma data certeira.
O site ainda reforça que o foco da Jovi será o mercado brasileiro, e não deve se expandir para outros territórios.
Como a Vivo se compara com outras fabricantes?
A Vivo é uma das principais marcas chinesas de celulares, com 500 milhões de usuários no mundo inteiro, segundo a fabricante.
Em novembro, a consultoria Canalys apontou que a Vivo detém 7% do market share global e registrou o crescimento de 24% no ano até o terceiro trimestre de 2024, quando comparada ao mesmo período de 2023.
Ainda segundo o levantamento, a Vivo vendeu 27,2 milhões de unidades apenas no terceiro trimestre deste ano. No ranking global, a fabricante está atrás somente de Samsung, Apple, Xiaomi e OPPO. É importante ressaltar que todas essas marcas já estão presentes no Brasil.
Confira outras matérias do Canaltech:
- Quais são as desvantagens de importar um celular da China?
- Qual é o melhor celular custo-benefício de cada marca em 2024?
- Por que celulares baratos estão ficando melhores?
VÍDEO: A chegada dos celulares chineses no Brasil
Fonte: smartprix