Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Lente telescópica da Xiaomi turbina o zoom das câmeras de celular

Por| 06 de Novembro de 2020 às 10h13

Link copiado!

Reprodução/Xiaomi
Reprodução/Xiaomi
Tudo sobre Xiaomi

A Xiaomi apresentou em seu evento MIDC 2020 uma lente telescópica que tem o potencial de aumentar o alcance do zoom em celulares. O componente traz de volta o mecanismo de ampliação bastante popular em câmeras compactas da década passada, mas, segundo a fabricante, combina recursos de estabilização de imagem com alta abertura do diafragma.

O funcionamento da câmera traz de volta os sistemas de lentes motorizadas usadas em câmeras digitais básicas — CyberShots, Elphs, etc. O conjunto óptico se estende para fora da superfície traseira, não muito diferente do que faziam os smartphones híbridos Galaxy K Zoom e Galaxy S4 Zoom, da Samsung, por exemplo.

Uma das vantagens de uma lente motorizada em um celular é a opção de simplificar o conjunto fotográfico, combinando as câmeras principal e telefoto em uma só. A estratégia permite utilizar um sensor maior, que pode melhorar a qualidade da imagem captada, além de desempenho aprimorado em cenas com pouca luz.

Continua após a publicidade

Por outro lado, o conjunto óptico de uma lente zoom geralmente não oferece a mesma qualidade de imagem de uma lente fixa (também conhecida como prime), motivo pelo qual a Xiaomi divulgou que a passagem de luz é 300% maior, mas não informou com qual lente ou aparelho foi feita a comparação, nem os valores de abertura e distância focal.

A apresentação da lente durante a conferência da Xiaomi para desenvolvedores não ofereceu mais detalhes de quando ela chegará ao mercado. Porém, com a forte disputa entre a fabricante e a rival Huawei para ver quem apresenta a melhor câmera em celulares, pode ser apenas uma questão de tempo.

Fonte: Xiaomi