Jogos a 120 FPS: Qualcomm lança novos processadores para celulares acessíveis
Por Vinícius Moschen |

A Qualcomm anunciou dois novos processadores voltados para o segmento de smartphones de faixa média e de entrada. As plataformas apresentadas incluem o Snapdragon 6s 4G Gen 2 e o 4 Gen 4, com foco em elevar o padrão de potência confiável em celulares mais acessíveis, segundo a empresa.
O Snapdragon 6s 4G Gen 2 é o processador mais rápido entre os apresentados. Afinal, tem núcleos de CPU Kryo com velocidade de clock de até 2,9 GHz.
Além disso, o chip ganhou uma GPU Adreno melhorada, com até 20% mais desempenho gráfico em comparação com antecessores, de acordo com o que afirmou a Qualcomm.
A empresa ainda destacou que o chip permite a reprodução de conteúdos em até 120 FPS em telas com resolução Full HD+, o que deve reduzir atrasos de imagem em jogos e vídeos.
No entanto, esse desempenho é associado à reprodução de imagens, e não à renderização de conteúdos — a segunda ainda está limitada ao próprio hardware do chip, de acordo com o jogo que está rodando.
O chip ainda suporta aparelhos com sensores de câmera de até 108 MP, além das novas capacidades de múltiplas fotos e vídeos simultâneos, com uso de até três lentes ao mesmo tempo.
Já na parte de inteligência artificial, o chip também traz tempos de resposta mais rápidos em assistentes de voz. Ainda foram destacadas melhorias no hardware de microfone e cancelamento de eco, que deve permitir a captura de vozes mais nítidas e sem distorção em chamadas e gravações de vídeo.
Snapdragon 4 Gen 4 também foi anunciado
Embora não seja uma plataforma tão rápida quanto o 6s 4G Gen 2, o novo Snapdragon 4 Gen 4 traz a vantagem da compatibilidade com conexões 5G.
Ele é equipado com a mesma arquitetura de CPU Kryo, mas apresenta uma velocidade de clock máxima de 2,3 GHz. O chip mantém a GPU Adreno, com suporte para gráficos suaves a 120 FPS em telas FHD+.
Ele repete o suporte para câmeras de até 108 MP, e mantém a funcionalidade de captura simultânea. Também foi destacada a incorporação de redução de ruído multi-quadro baseada em hardware, que deve eliminar resultados granulados e produzir fotos mais limpas, especialmente em condições de pouca luz.
Há compatibilidade com a tecnologia Quick Charge 4 Plus, que permite carregar a bateria de 0% a 50% em cerca de 15 minutos.
Por fim, ambos os chips estão previstos para integrar dispositivos a serem lançados em 2026, embora os modelos exatos ainda não tenham sido revelados.
Leia mais no Canaltech:
- Celular chinês de entrada está autorizado para vendas no Brasil; conheça
- motorola razr 60: O dobrável icônico com tela externa inteligente
- Intermediário premium com bateria gigante: Poco M8 Pro ganha certificação