Publicidade

iPhone SE 4 teria Apple Intelligence, mas nada de botão home

Por  • Editado por Léo Müller |  • 

Compartilhe:
Victor Carvalho/Canaltech
Victor Carvalho/Canaltech
iPhone 16e

Fontes do jornalista Mark Gurman, reconhecido por vazamentos da Apple, reforçam que o iPhone SE 4 será apresentado no início de 2025, abandonando o design antigo com botão home pelo qual a linha era conhecida. A novidade, que seria baseada no iPhone 14, assumiria o posto de celular mais acessível no portfólio da marca, contando ainda com "um dos chips recentes" da empresa, que poderia dar ao aparelho acesso aos recursos do Apple Intelligence.

Segundo as informações, com codinome V59, o iPhone SE 4 chegará no próximo ano marcando a primeira atualização da linha desde 2022. Uma das principais novidades seria o design — o dispositivo seria baseado no iPhone 14, ficando assim mais alinhado com os lançamentos recentes da Apple ao embarcar uma tela ampla com entalhe. Esse também seria o primeiro redesign da família desde a estreia da primeira geração, deixando de lado aspectos como o botão home físico herdado dos iPhones antigos.

Outro ponto interessante é que o telefone apostaria em um dos chips mais recentes da Maçã, apesar de não haver ainda uma informação concreta sobre qual processador seria utilizado. Gurman especula que a adoção do componente moderno permitiria ao novo iPhone SE ter acesso às funcionalidades de IA do Apple Intelligence, o que poderia indicar que veríamos 8 GB de RAM, um dos requisitos mínimos para utilizar o pacote.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

A combinação desses fatores seria uma grande aposta para tentar tornar o modelo mais competitivo nos segmentos de entrada e intermediário, em que a Apple enfrenta forte concorrência do mundo Android. Como explica o jornalista, o preço da linha SE foi mantido em US$ 429 (~R$ 2.330) nas últimas gerações e, por mais que seja bem mais baixo que o cobrado pelos iPhones tradicionais, o valor está posicionado em uma faixa muito acirrada.

Trazer um modelo com visual renovado, processamento mais potente e munido de IA garantiria que o iPhone SE 4 possa concorrer melhor e ainda justificaria o valor elevado, especialmente na China, onde marcas como Huawei e Xiaomi tem dominado e afetado a participação da Apple. Sendo um dos maiores mercados do mundo, é essencial para a gigante de Cupertino ter uma boa fatia por lá.

Novos iPad Air a caminho

Curiosamente, o iPhone SE não seria a única novidade mais "acessível" em desenvolvimento — mais duas variantes do iPad Air estariam no forno, com codinomes J607 e J637, sendo modelos de 11 e 13 polegadas. Não há informações sobre as especificações desses tablets, mas Gurman sugere que as mudanças seriam modestas em relação às versões lançadas em maio deste ano, focando em melhorias internas.

O mais provável é que, para justificar a atualização, vejamos a empresa adotar o chip M3 e, com sorte, melhorar a tela e as conexões. O único aspecto de fato reforçado pelo rumor é a chegada de um Magic Keyboard aprimorado para a dupla, trazendo a um preço mais baixo parte dos recursos vistos com o iPad Pro M4. Mais informações devem ser divulgadas, de forma oficial ou não, conforme nos aproximarmos dos lançamentos.

Veja também

Continua após a publicidade

Fonte: Bloomberg

Seu resumo inteligente do mundo tech!Assine a newsletter do Canaltech e receba notícias e reviews sobre tecnologia em primeira mão.
*E-mail
*