iPhone 5s entra para lista de modelos obsoletos, e iPod Touch 6 vira "Vintage"
Por Wallace Moté |
De tempos em tempos a Apple altera suas listas de produtos considerados descontinuados, "Vintage" ou obsoletos, buscando informar aos consumidores o status em que seus dispositivos estão em termos de reposição de peças e suporte nas assistências técnicas oficiais da marca. Agora, chegou a vez do icônico iPhone 5s de 2013 encontrar o fim da linha, caminho que começa a ser seguido também pelo iPod Touch 6 e pelo iMac de 21,5 polegadas, ambos lançados em 2015.
- Por quanto tempo a Apple oferece suporte aos iPhones?
- Como saber se o seu aparelho Apple é obsoleto ou vintage
Apresentado pela Apple em setembro de 2013, o iPhone 5s trouxe duas grandes novidades: a estreia do Touch ID integrado ao botão Home para leitura de impressões digitais e autenticação mais rápida e segura, e a chegada do chipset A7 com suporte a instruções em 64-bit. O dispositivo deixou de ser vendido oficialmente em março de 2016 com a chegada do primeiro iPhone SE, que trouxe visual praticamente idêntico e hardware atualizado. Com isso, ele se torna agora oficialmente obsoleto, não recebendo suporte técnico em centros autorizados da Apple.
Já o iPod Touch de sexta geração foi uma das últimas tentativas da Apple de manter a linha no mercado. Lançado em julho de 2015, ele foi sucedido apenas pela sétima geração em maio de 2019, com a morte do iPod sendo oficialmente declarada em 2022. O iPod Touch 6 se destacou pelo uso do chip A8 usado também no iPhone 6, junto ao coprocessador de movimento M8. Com a entrada na lista "Vintage" ele segue recebendo suporte técnico, mas trocas de peças são feitas apenas caso ainda constem em estoque, já que a fabricação foi encerrada.
Por fim, o iMac de 21,5 polegadas "late 2015" foi apresentado em outubro de 2015, tendo como destaques a tela Retina 4K. O all-in-one da Apple era vendido em versões com Intel Core i5, até 16 GB de RAM e até 1 TB de HDD. Ele foi descontinuado em junho de 2017 e, assim como o iPod Touch 6, seguirá recebendo suporte técnico nos centros autorizados da Apple enquanto durarem os estoques de peças de reposição, que deixaram de ser fabricadas.
Caso você tenha algum dos modelos da Apple que entraram em listas de fim de ciclo e queira atualizar para versões mais recentes, é possível comprar a linha iPhone 15 por preços que partem de R$ 7.299 no site oficial da marca, enquanto o iMac mais atual tem preço sugerido à partir de R$ 14.499.
A linha iPhone 15 tem como destaques a presença da Ilha Dinâmica em todos os modelos para substituir o entalhe usado até então, hardware potente com chip A16 Bionic, câmera de 48 MP e quatro versões em dois tamanhos diferentes. Já o iMac tem chipset M3 com ótima performance e baixo consumo, tela Retina 4.5K de 24 polegadas e várias opções de cores. Infelizmente, não existe mais um iPod Touch disponível oficialmente para venda, já que a linha foi descontinuada em 2022.
Fonte: MacRumors