Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

iPhone 15 terá inédito sensor da Sony com captação de luz turbinada

Por| Editado por Wallace Moté | 29 de Novembro de 2022 às 08h33

Link copiado!

Apple
Apple

Fontes da agência de notícias Nikkei Asia indicam que o iPhone 15 utilizará um inédito sensor de câmera da Sony com tecnologia super avançada de captação de luz. Detalhes técnicos do componente não foram revelados, mas o relato sugere que a próxima geração do celular premium da Apple terá capacidade para dobrar o chamado sinal de saturação por pixel, registrando muito mais luz e oferecendo maior controle em cenários desafiadores.

Segundo as informações, a Sony seria a fornecedora de ao menos um dos sensores de câmera do próximo iPhone, consolidando a liderança da gigante japonesa no segmento. O sensor em questão embarcaria tecnologias inéditas, com destaque para a separação dos transistores (responsáveis pelo processamento) e dos fotodiodos (que captam a luz que entra na câmera) em camadas diferentes. Com essa abordagem, o sensor de última geração da Sony multiplicaria significativamente a contagem de fotodiodos.

Continua após a publicidade

Esse aumento exponencial resultaria em quase o dobro do nível de sinal de saturação por pixel, que de maneira bastante simplificada, significa um enorme crescimento na capacidade de captação de luz e de controlar melhor as diferenças de exposição em fotos mais desafiadoras. Um exemplo dado é o de fotografar uma pessoa contra uma forte fonte de luz — esse novo sensor conseguiria registrar o rosto da pessoa fotografada e a fonte de luz sem dificuldades.

Isso não apenas daria uma grande vantagem frente a concorrentes, que tem focado em buscar mais resolução ou sensores maiores (ambos também capazes de aprimorar a captação de luz, vale lembrar), como ainda poderia resolver uma das principais críticas feitas às câmeras dos iPhones: o estouro de áreas extremamente luminosas. As informações não discutem aspectos como a resolução, mas a expectativa é que o componente mantenha os 48 MP vistos no iPhone 14 Pro e iPhone 14 Pro Max, considerando o histórico da Apple.

iPhone 15 pode trazer zoom aprimorado

Apesar de ainda faltar mais de 10 meses para o anúncio do iPhone 15 — caso a Apple mantenha a estratégia de lançar uma nova geração em setembro —, o aparelho já começou a protagonizar um elevado número de rumores. Além de poder contar com o retorno de um corpo curvado, similar ao do iPhone 5C, mas composto por titânio, e até receber um modelo Ultra com tecnologias de ponta, o próximo flagship da Maçã seria o primeiro da marca a embarcar uma lente telefoto periscópio.

Continua após a publicidade

Complementando o sensor de última geração da Sony citado pelo relato de hoje, a telefoto periscópio do iPhone 15 chegaria para se somar às lentes já usadas pela Apple atualmente, melhorando a qualidade de imagem em fotos com zoom de mais de 5x. Como é padrão nesse tipo de configuração, um sistema óptico "dobrado" seria adotado, em que um prisma redireciona a luz para a lateral permitindo o aumento da distância focal. Detalhes sobre a capacidade de magnificação dessa lente (5x, 10x) seguem desconhecidos.

Fonte: MacRumors