Publicidade

iPhone 14 pode usar câmera de 48 MP e zoom poderoso chega no ano seguinte

Por| Editado por Wallace Moté | 20 de Dezembro de 2021 às 16h50

Link copiado!

Ivo Meneghel Jr/ Canaltech
Ivo Meneghel Jr/ Canaltech

Novas previsões reveladas pelo muito renomado analista Ming-Chi Kuo reforçam as grandes expectativas para os novos smartphones da Apple em 2022 e 2023, com o iPhone 14 recebendo novo sensor de maior resolução no próximo ano e o iPhone 15 oferecendo zoom de alta qualidade no ano seguinte.

Kuo acredita que a Apple trará novos sensores de 48 MP para a câmera principal do iPhone 14 Pro e iPhone 14 Pro Max. As câmeras ultrawide e telefoto continuariam com os sensores de 12 MP.

Tal mudança deve ser destinada apenas para a linha Pro do iPhone 14, com a dupla mais barata, agora chamada de iPhone 14 e iPhone 14 Max graças ao fim do modelo de 5,4 polegadas, oferecendo dois sensores de 12 MP, um principal e outro para a lente ultrawide.

Continua após a publicidade

Uma característica destacada é o fato de que a Apple ignorou a "corrida dos megapixels" de suas concorrentes. Em vez de apostar em câmeras com 48 MP, 50 MP, 64 MP ou mesmo 108 MP, a empresa priorizou sensores cada vez maiores para melhor captação de luz em todos os cenários.

Mas com as versões mais poderosas do iPhone oferecendo desempenho, recursos e diferenciais cada vez mais profissionais, o sensor de 48 MP deve levar ainda mais exclusividades ao iPhone 14 Pro e 14 Pro Max em 2022.

Continua após a publicidade

Para o ano seguinte, de 2023, é esperado que o iPhone 15 Pro e iPhone 15 Pro Max finalmente adotem uma lente periscópio para zoom de extrema qualidade.

A tecnologia já é utilizada há anos em competidores Android de alto desempenho, oferecendo um prisma para refratar a luz e posicionando as lentes e o sensor fotográfico na horizontal em vez de empilhados um em cima do outro na vertical.

Isso garante um salto de aproximação, saindo da média de 2x a 3x de zoom para 5x a 10x de zoom sem perda de qualidade. Combinado com digital, o zoom pode chegar a mais de 100x, como em smartphones de alto desempenho da Samsung e Xiaomi.

iPhone 14: quatro modelos, dois tamanhos

Continua após a publicidade

Para o próximo ano a Apple deve dar adeus à versão mini do iPhone, substituindo o modelo de 5,4 polegadas por um muito maior de 6,7 polegadas. Assim, teríamos o iPhone 14 e iPhone 14 Pro com 6,1 polegadas e iPhone 14 Max e iPhone 14 Pro Max com 6,7 polegadas.

É esperado que a linha comum, composta pelo iPhone 14 e 14 Max, mantenham o entalhe na tela da atual geração, oferecendo mesmo conjunto de câmera e foco em melhorias internas.

Continua após a publicidade

Já a dupla mais poderosa, composta pelo iPhone 14 Pro e 14 Pro Max, deve apostar em um entalhe circular abrigando apenas a câmera frontal, posicionando o sistema Face ID por baixo da tela, além de oferecer grandes avanços em câmera, desempenho, GPU mais poderosa e mais recursos exclusivos.

Os novos sensores de 48 MP devem oferecer também capacidade de gravação em resolução 8K e fotos de extrema resolução para impressão de quadros, banners e muito mais.

O anúncio dos novos iPhone 14 deve acontecer apenas em setembro de 2021. Até lá muitas informações ainda devem surgir.

Fonte: 9to5Mac