iPhone 12 Pro faz bonito em teste da câmera de selfie, mas não lidera ranking

Por Rubens Eishima | 25 de Novembro de 2020 às 15h45
Divulgação/Apple

O site especializado em câmeras DxOMark avaliou o desempenho do novo iPhone 12 Pro em selfies e o aparelho não decepcionou. Com uma nota 98 no ranking, o celular da Apple chegou perto dos líderes, mas não o suficiente para entrar no top 5.

O resultado segue o enredo de outros modelos da Apple testados nos últimos anos pelo site, com um bom desempenho no geral, mas sem ameaçar os melhores aparelhos do mercado. Os rankings — tanto de selfie quanto de câmeras principais — têm sido dominados pelas chinesas Huawei e Xiaomi recentemente.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

No caso das selfies, a Apple não parece ter privilegiado a câmera tanto quanto o conjunto fotográfico principal, que na linha iPhone 12 Pro ganhou sensores melhores, com desempenho aprimorado em situações com pouca luz, além do recurso LiDAR para detectar com mais precisão a profundidade de cena.

Selfies competentes

Os 98 pontos do iPhone 12 Pro deixaram o aparelho na sétima posição do ranking atual do site, cujo sistema de avaliação não tem uma escala fixa (ou seja, não vai até 100 ou outra pontuação). Na data da publicação deste texto, a lista é liderada por uma dobradinha da Huawei, com os celulares Mate 40 Pro e P40 Pro, com 104 e 103 pontos respectivamente.

O DxOMark destacou o bom desempenho do novo smartphone da Apple, destacando que ele apresentou uma melhoria significativa em relação ao iPhone 11 Pro Max. O topo de linha de 2019 alcançou 92 pontos no mesmo teste, para efeito de comparação.

A equipe do site detectou que o nível de ruído nas imagens foi um pouco maior do que o esperado, mas tanto a exposição das imagens, quanto a apresentação dos tons da pele apresentaram um bom resultado. A simulação do desfoque no fundo para o modo retrato também foi ressaltado, influenciado pelo sensor de profundidade do aparelho (componente compartilhado com o sistema FaceID).

Pessoas um pouco distantes da câmera aparecem levemente fora de foco (Imagem: reprodução/DxOMark)

O desempenho em vídeos também foi bom, com espaço para melhorias no sistema de estabilização de imagem, além da questão do ruído novamente. Fora a qualidade das filmagens, um destaque potencial da câmera é a opção de gravação no formato HDR Dolby Vision, que oferece uma gama maior de luz e cores, mas requer um aparelho compatível para ser exibido.

Os especialistas do DxOMark concluíram a avaliação afirmando que o modelo deve agradar aos consumidores, especialmente ao levar em consideração os demais recursos que o iPhone 12 Pro oferece. Para conferir a avaliação completa (em inglês), além de imagens capturadas com o celular para o teste, acesse o link abaixo.

Fonte: DxOMark

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.