Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

iPhone 12 é banido da França por alta emissão de ondas eletromagnéticas

Por| Editado por Wallace Moté | 13 de Setembro de 2023 às 15h55

Link copiado!

Divulgação/Apple
Divulgação/Apple

A Agência Nacional de Frequências da França (ANFR) acaba de proibir as vendas do iPhone 12 no país, por conta da alta emissão de ondas eletromagnéticas por parte do dispositivo. A decisão tem caráter imediato, e foi divulgada pouco depois de a Apple ter apresentado o iPhone 15.

No total, a agência realizou testes com 141 modelos de celulares, medindo a intensidade das ondas emitidas quando os produtos estão guardados nos bolsos das pessoas. O iPhone 12 emitiu 5,74 watts por quilograma, o que excede os 4,0 W/Kg definidos como a Taxa de Absorção Específica (SAR) permitida na União Europeia.

Continua após a publicidade

Contudo, o smartphone da Apple foi aprovado em outros testes, como aquele que mede a emissão a 5 mm do corpo humano. Neste caso, o limite é de 2,0 W/Kg.

Existem estudos que relacionam a emissão eletromagnética dos celulares a efeitos cancerígenos, e a absorção da energia pode causar aquecimento da temperatura corporal como um efeito de curto prazo. De qualquer forma, o aumento no risco de tumores ainda não é uma consequência estabelecida, de acordo com o que afirma a Organização Mundial da Saúde.

O comunicado oficial da ANFR indica que a Apple deve “tomar todas as medidas para evitar que os aparelhos afetados nas linhas de produção sejam comercializados”. Na prática, isso não deve fazer tanta diferença, já que o iPhone 12 foi descontinuado após o lançamento do iPhone 15.

Continua após a publicidade

Por outro lado, a mesma nota diz que, para todos os aparelhos já vendidos, a Maçã precisa “realizar ações corretivas para trazer os celulares aos padrões estabelecidos”. Segundo o Ministro de Assuntos Digitais da França Jean-Noël Barrot, é possível resolver o problema com uma atualização de software, que deve ser implementada em duas semanas.

A ANFR ainda apontou que os resultados de seus testes serão enviados para órgãos regulatórios em outros países da União Europeia, então é possível que novas decisões relacionadas ao iPhone 12 sejam tomadas ao longo das próximas semanas.

Fonte: ANFR