Infinix anuncia tecido para celular que permite passagem de luz
Por Renan da Silva Dores • Editado por Wallace Moté |

Expandindo o conceito de design adotado no recente GT 10 Pro, a Infinix anunciou nesta segunda-feira (11) o 3D Lighting Leather, novo acabamento da companhia composto de um tecido que imita couro com trechos "transparentes", que permitem a passagem de luz. A ideia é combinar o visual premium do tecido com um sistema inteligente de LEDs, aos moldes de rivais como o Nothing Phone (2), sem mesmo precisar aplicar recortes ou outros tipos de materiais à traseira dos smartphones.
- Redmi Note 13 Pro Plus tem processador e câmera de 200 MP confirmados
- Galaxy S23 FE ganha fotos e lista de especificações em nova certificação
Dona de marcas como a Tecno e a própria Infinix, a Transsion Group tem apresentado nos últimos meses grandes avanços para o mercado de smartphones, chegando a desafiar gigantes como Samsung e Motorola apesar da pouca idade. São pontos altos dessa jornada novidades como o Tecno Phantom V Fold, o primeiro celular dobrável da fabricante, e o conceito Tecno Phantom Ultimate, revelado na IFA 2023, munido de uma ampla tela enrolável em um corpo tradicional.
O grupo voltou a dar um vislumbre do futuro com o anúncio do Infinix 3D Lighting Leather, acabamento em tecido que imita couro reprojetado para permitir a passagem de luz. Com ele, os aparelhos podem utilizar sistemas inteligentes de iluminação LED sem precisar afetar drasticamente o design, eliminando a necessidade de recortes ou estruturas especiais que propaguem a luminosidade.
O segredo da novidade está na composição — são quatro camadas no total, começando por filme que dissipa a luz dos LEDs para torná-la mais uniforme, seguido de um revestimento de tinta à prova de luminosidade, para garantir que o máximo de brilho seja transmitido. Aplica-se ainda fibra de vidro transparente, reforçando a estrutura sem barrar a luz, e por fim o tecido de TPU (um polímero de plástico tratado para ficar parecido com couro) para o acabamento.
Assim como outros smartphones recentes com iluminação traseira, a ideia é utilizar os LEDs de forma inteligente, aliados a efeitos sonoros para emitir notificações e alertas dinâmicos configuráveis pelo usuário. Segundo o comunicado, o 3D Lighting Leather estreia já em setembro, em uma edição especial do Infinix Note 30 VIP, um dos intermediários mais robustos da companhia. Preços e informações sobre disponibilidade, como uma possível vinda ao Brasil, não foram detalhados no momento.
Vale lembrar que a Infinix já chamou a atenção no passado com tecnologias diferenciadas de acabamento para smartphones, tornando-se praticamente uma "marca registrada" da empresa. Alguns dos destaques mais recentes incluem o Concept Phone 2021, com vidro eletrocrômico que muda de cor quando entra em contato com luz solar, e outro tecido que imita couro e também é afetado pela luz, tornando-se mais escuro.
Fonte: Infinix, via GSMArena