Publicidade

IFA 2023: Tecno mostra celular com tela que enrola em menos de 2 segundos

Por  • Editado por Wallace Moté | 

Compartilhe:
(Imagem: Divulgação/Tecno)
(Imagem: Divulgação/Tecno)

Aproveitando a IFA 2023, uma das principais feiras de tecnologia do ano, a Tecno deciciu revelar um dos projetos em que seu time de Pesquisa e Desenvolvimento está trabalhando: o Phantom Ultimate. Ainda na fase de conceito, o dispositivo se destaca pela grande tela AMOLED enrolável, que se estica para levar o display de 6,55 polegadas para 7,11 polegadas em questão de menos de dois segundos.

Por se tratar de um conceito, detalhes mais técnicos do smartphone não foram apresentados, sendo a tecnologia da tela enrolável e o design os verdadeiros focos do anúncio. A princípio, o Phantom Ultimate é similar a um smartphone tradicional, munido de uma tela frontal AMOLED de 6,55 polegadas, espessura de 9,93 mm, dupla de câmeras em círculos "flutuantes" (sem estarem abrigadas em um módulo) e o primeiro diferencial: uma tela secundária, que se mantém ativa para mostrar elementos como relógio, notificações e bateria.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Essa "tela secundária", na realidade, é uma extensão da tela enrolável — com o pressionar de um botão, o painel se estende na horizontal, transformando o aparelho em um pequeno tablet de 7,11 polegadas e resolução de 2296 x 1596 pixels. A velocidade da operação se destaca, por levar de 1,2 a 1,3 segundo, solucionando um dos pontos fracos de outros conceitos de display enrolável já vistos até o momento.

A Tecno deixa claro que a novidade não tem qualquer previsão de chegar às lojas, funcionando mais como uma prova de que a marca é capaz de desenvolver dispositivos como o Phantom Ultimate. Mesmo que o aparelho seja eventualmente lançado, nada garante que esse será o formato final, existindo a chance de haver ajustes em alguns dos componentes, no design ou em outras áreas.

É válido lembrar que este não é o primeiro conceito de smartphone de tela enrolável da Tecno, que apresentou em janeiro, durante a MWC 2023, o Phantom Vision V, com uma proposta um pouco mais ambiciosa. Além de ser estendido com um motor dedicado, o modelo possuía um trecho dobrável, combinando dois dos aspectos que parecem ser o futuro do mercado de celulares.

Somado ao fato da marca vender em um número significativo de países o Phantom V Fold, um celular dobrável de alto desempenho, é impressionante pensar que a Tecno já possui capacidade de desenvolver conceitos como o Phantom Ultimate, especialmente quando consideramos que a empresa tem menos de 20 anos de existência.

Dito isso, também é importante destacar que a Tecno não é a única envolvida no desenvolvimento de telas enroláveis: OPPO, Samsung e até mesmo LG, antes de sua saída do mercado de smartphones, já apresentaram telefones equipados com displays que se expandem. Entre os conceitos mais recentes, o Motorola Rizr é um dos que mais têm chamado atenção, por apostar em um painel enrolado na vertical.

Fonte: Tecno, via GSMArena